Como incentivar as crianças a fazer atividades físicas?

Veja como estimular seus filhos a movimentar o corpo ainda na infância!

Veja como estimular seus filhos a movimentar o corpo ainda na infância!

Incentivar as crianças a se manterem ativas por meio de atividades físicas é essencial para seu bem-estar e sua saúde. Na infância, os pais devem estimular os filhos a movimentarem o corpo, seja com esportes, seja com brincadeiras ou outras atividades. Os exercícios físicos ajudam no desenvolvimento da coordenação motora e da estrutura corporal, o que é de grande importância, já que as crianças estão em fase de crescimento. Para te ajudar, reunimos algumas dicas de como incentivar as crianças a praticar atividades físicas. Confira!

Tempo de exercício

O ideal é que as crianças pratiquem exercícios, aeróbicos ou de resistência, todos os dias por pelo menos 60 minutos, mesmo que esse tempo seja dividido. Caso não seja possível, é importante que essas atividades, que fortalecem os ossos e músculos, sejam praticadas no mínimo três vezes por semana. 

Saiba do que seu filho gosta

Descubra o esporte favorito do seu filho, assim o exercício será mais divertido! Se ele gosta de jogar bola, andar de bicicleta, nadar ou praticar algum outro esporte, coloque-o em aulas específicas para que isso vire uma rotina.

Outro ponto importante é a criança passar por uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade física, além de sempre contar com um profissional orientando a prática. Assim não há o risco de o exercício prejudicar o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. Veja algumas atividades recomendadas para cada fase da infância:

A partir dos 6 meses: a natação é uma ótima alternativa, pois ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e integra os pais e os bebês em um momento divertido. 

A partir dos 4 anos: a partir dessa idade, a criança pode começar a praticar algum esporte de que gosta, e o foco deverá estar na saúde, sem a pressão da competição. 

A partir dos 8 anos: essa fase é ideal para a criança começar a participar de competições, treinando para desenvolver a parte social e pessoal, formar o caráter e respeitar o próximo. 

Brincar também vale!

A infância é repleta de brincadeiras que exigem muita energia das crianças, o que também conta como atividade física! Embora muitas crianças estejam ligadas à tecnologia, é importante realizar brincadeiras ao ar livre. Alguns exemplos são dançar, jogar bola, correr, nadar, andar de bicicleta, pular corda e brincar de pega-pega. Os pais devem aproveitar o tempo livre para participar desses momentos, em parques ou em casa, e estimular os pequenos. Será um momento divertido e seus filhos podem socializar com outras crianças!

Os pais devem ser exemplos

Se os pais não reconhecem a importância dos exercícios e não os praticam, os filhos não serão estimulados. Por isso, inclua o hábito de praticar atividades em sua rotina. Quem sabe você e seu filho não desenvolvam o gosto por uma mesma atividade? Assim, esses também serão ótimos momentos para fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos!

Converse sobre a importância dos exercícios

Deixe claro para seu filho ou filha a importância de movimentar o corpo para um crescimento saudável e com mais saúde. Converse de forma educativa, ilustre e mostre vídeos dinâmicos. Tudo isso para que eles entendam o porquê dessa prática!

Depois de ler este post, este é o momento de animar seu filho para movimentar o corpo e praticar exercícios físicos! Continue acompanhando o nosso blog para ler mais sobre desenvolvimento infantil: 

Como ajudar seu filho a desenvolver interesse pelo estudo

Como ensinar educação financeira para crianças

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO