Como ajudar seu filho a desenvolver interesse pelo estudo

Confira maneiras de estimular as crianças no processo de aprendizado!

Confira maneiras de estimular as crianças no processo de aprendizado!

A vida escolar de uma criança pode ser cheia de desafios! Afinal, esse é um período de muito desenvolvimento e inúmeras descobertas. Porém, sabemos que para algumas crianças os momentos de estudo podem ser entediantes e pouco produtivos. Por isso, é fundamental que os pais estejam cientes das facilidades e dificuldades dos filhos. E, para ajudar, reunimos aqui cinco maneiras de desenvolver o interesse das crianças pelos estudos. Confira!

Pense fora da caixa

Diante da variedade de disciplinas escolares, é normal que as crianças tenham mais afinidade e até facilidade em algumas matérias do que em outras. Para que os pequenos não se sintam desestimulados com as dificuldades, crie um ambiente diferente de estudo. Por exemplo: vá a um parque ou zoológico para ensinar ciências, ou a um museu para explicar história. Esse tipo de atividade divertida estimula a curiosidade e ajuda a criança a contextualizar os assuntos que estão sendo estudados.

Crie uma rotina de estudo

Crie um cronograma de estudos diários junto com o seu filho, assim a criança não ficará sobrecarregada e irá entender que estudar faz parte do cotidiano dela.

Mostre a importância da escola

A criança deve entender que a escola é importante para seu desenvolvimento, além de ser um lugar para brincar e encontrar os amigos. Os pais também precisam participar ativamente da vida escolar dos filhos, tanto indo a reuniões como participando de festas e mantendo contato com os professores. Dessa forma, os pequenos irão criar uma relação positiva com o ambiente escolar, vão entender que a escola também é um espaço em que eles podem se sentir à vontade e onde têm a quem recorrer, caso seja necessário.

Esteja disponível

Quando os filhos estão estudando, as dúvidas e os erros aparecem. Normal, não né? Afinal, eles estão aprendendo! Mostre para eles que você está disponível para ajudá-los quando solicitado e invista em uma linguagem não agressiva. Prefira orientar de maneira calma e sem usar frases muito duras, como: "você está errado", "você errou de novo" ou "você ainda não entendeu isso?". Pratique!

Valorize as conquistas

Tão importante quanto orientar as crianças na hora das dificuldades é a valorização das conquistas. Se seu filho tem aptidão para uma disciplina, dê os parabéns e incentive-o a continuar estudando e buscando outros bons resultados. 

Por fim, quando o bom resultado vier de alguma matéria em que a criança tem mais dificuldade, o reconhecimento do esforço irá mostrar para a criança que ela é capaz!

E aí, o que você achou dessas dicas? Conte para nós aqui nos comentários o que você faz para manter seus filhos interessado pelos estudos. Confira outras matérias sobre desenvolvimento das crianças aqui do blog.

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

Dicas para desenvolver as habilidades sociais do seu filho

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.