Como ajudar seu filho a desenvolver interesse pelo estudo

Confira maneiras de estimular as crianças no processo de aprendizado!
A vida escolar de uma criança pode ser cheia de desafios! Afinal, esse é um período de muito desenvolvimento e inúmeras descobertas. Porém, sabemos que para algumas crianças os momentos de estudo podem ser entediantes e pouco produtivos. Por isso, é fundamental que os pais estejam cientes das facilidades e dificuldades dos filhos. E, para ajudar, reunimos aqui cinco maneiras de desenvolver o interesse das crianças pelos estudos. Confira!
Pense fora da caixa
Diante da variedade de disciplinas escolares, é normal que as crianças tenham mais afinidade e até facilidade em algumas matérias do que em outras. Para que os pequenos não se sintam desestimulados com as dificuldades, crie um ambiente diferente de estudo. Por exemplo: vá a um parque ou zoológico para ensinar ciências, ou a um museu para explicar história. Esse tipo de atividade divertida estimula a curiosidade e ajuda a criança a contextualizar os assuntos que estão sendo estudados.
Crie uma rotina de estudo
Crie um cronograma de estudos diários junto com o seu filho, assim a criança não ficará sobrecarregada e irá entender que estudar faz parte do cotidiano dela.
Mostre a importância da escola
A criança deve entender que a escola é importante para seu desenvolvimento, além de ser um lugar para brincar e encontrar os amigos. Os pais também precisam participar ativamente da vida escolar dos filhos, tanto indo a reuniões como participando de festas e mantendo contato com os professores. Dessa forma, os pequenos irão criar uma relação positiva com o ambiente escolar, vão entender que a escola também é um espaço em que eles podem se sentir à vontade e onde têm a quem recorrer, caso seja necessário.
Esteja disponível
Quando os filhos estão estudando, as dúvidas e os erros aparecem. Normal, não né? Afinal, eles estão aprendendo! Mostre para eles que você está disponível para ajudá-los quando solicitado e invista em uma linguagem não agressiva. Prefira orientar de maneira calma e sem usar frases muito duras, como: "você está errado", "você errou de novo" ou "você ainda não entendeu isso?". Pratique!
Valorize as conquistas
Tão importante quanto orientar as crianças na hora das dificuldades é a valorização das conquistas. Se seu filho tem aptidão para uma disciplina, dê os parabéns e incentive-o a continuar estudando e buscando outros bons resultados.
Por fim, quando o bom resultado vier de alguma matéria em que a criança tem mais dificuldade, o reconhecimento do esforço irá mostrar para a criança que ela é capaz!
E aí, o que você achou dessas dicas? Conte para nós aqui nos comentários o que você faz para manter seus filhos interessado pelos estudos. Confira outras matérias sobre desenvolvimento das crianças aqui do blog.