Como conversar com os pais sobre as mudanças no ensino

Em um momento de muitas dúvidas e questionamentos sobre o futuro do ensino, a relação entre pais e escola se mostra mais do que necessária.

Em um momento de muitas dúvidas e questionamentos sobre o futuro do ensino, a relação entre pais e escola se mostra mais do que necessária.

Diante de tantas mudanças ocorridas neste ano, como o isolamento social, diversos setores da sociedade precisaram pensar em novas medidas estruturais e também de segurança. E nas escolas e instituições de ensino isso não foi diferente. 

Em meio aos debates sobre os novos rumos da educação, os gestores escolares, coordenadores e também professores devem manter uma conversa constante com os pais dos alunos sobre os novos rumos da educação. Mas como sua escola pode fazer isso?

Neste texto, mostraremos maneiras para manter esse contato próximo com os responsáveis pelos seus estudantes. Acompanhe!

Defina uma abordagem

O contato com os pais e responsáveis pode ser feito de diferentes maneiras, como através de e-mail, mensagens instantâneas ou reuniões, por exemplo. No entanto, em um primeiro momento, é necessário planejar o objetivo de cada comunicação.

Nesse sentido, é preciso definir: ela será mais informativa, atualizando os pais sobre as tendências para a educação? Ou sua escola irá criar um espaço para o debate sobre o futuro das escolas? Ou seja, qual a intenção da sua instituição de ensino com cada mensagem?

Vale lembrar que é importante consultar fontes seguras e confiáveis de informação, tanto para informar as famílias quanto para propor as discussões sobre a educação. Neste caso, dê preferência aos órgãos e veículos de informação reconhecidos em território nacional e também ao redor do mundo. Assim, sua escola garante que não irá veicular informações falsas ou imprecisas, por exemplo.

Comunicação via e-mail

O e-mail ainda é uma das maneiras mais formais, seguras e efetivas de manter o contato com as famílias. Por essa razão, ele poderá ser escolhido como o meio oficial em que a escola levará as informações para os pais de seus alunos. Com este recurso, por exemplo, é possível anexar documentos mais extensos. Além disso, sua escola poderá enviar de uma vez só a mensagem para os envolvidos.

Comunicação por aplicativo de mensagens

Os aplicativos de mensagens instantâneas são outros aliados na comunicação entre escola e pais. Esse canal pode ser usado para conversas mais informais e também para o envio de certos tipos de informações mais rápidas, além de documentos mais breves. 

A comunicação por meio destes aplicativos costuma ser bastante eficiente. Ou seja, é provável que suas mensagens serão lidas pelos responsáveis, já que a maioria de nós está conectada diariamente à essas ferramentas. Por isso, podem ser usadas para a transmissão de lembretes, como comunicados sobre o dia e horário de reuniões, por exemplo. 

Caso a escola opte por criar um grupo com os pais dos alunos, é importante estabelecer regras sobre o conteúdo das mensagens que serão veiculadas. Também vale criar uma dinâmica, em que todos confirmem que estão cientes das informações ali repassadas, por exemplo.

Reuniões on-line

Não abra mão de ter um momento para as conversas ao vivo com os pais dos alunos. Mesmo diante do isolamento social, por exemplo, as plataformas de reuniões on-line permitem que esse contato seja realizado de forma prática e eficiente.

Esses momentos são extremamente importantes para manter a relação próxima e confiável com os responsáveis. Além disso, a escola pode usar este espaço para dar maiores explicações sobre as tendências que envolvem a educação e o ensino. Ainda, é possível transformar esse momento em um espaço de fala dos próprios pais. Incentive que eles tirem dúvidas e deem as opiniões sobre os temas das reuniões. 

Por fim, este espaço pode servir também para orientar os responsáveis a ajudarem a escola durante o processo de aprendizado em casa. Neste caso, forneça materiais e dê dicas de como eles podem ajudar as crianças e os adolescentes.

Seja acessível

Deixe os canais de comunicação com os pais dos alunos sempre ativos e acessíveis. Isso porque é normal, e até esperado, que as dúvidas e os questionamentos apareçam ao longo da jornada escolar. É também bastante importante que os responsáveis sintam que podem contar com a escola, além de confiarem no trabalho da equipe pedagógica.

O momento atual, por exemplo, está abrindo diversas possibilidades e incitando debates sobre o futuro do ensino nas escolas. Por isso, para que escola e pais estejam alinhados, a comunicação entre as partes é fundamental. Nesse sentido, invista em tempo e ferramentas eficazes para garantir que todos compreendam as mudanças no ensino e também opinem sobre elas.

Não perca as novidades do blog do Dom Bosco. Acesse:

A importância de uma boa comunicação entre a equipe escolar

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.