A importância de analisar os resultados da escola

Confira o que você precisa analisar no final do ano letivo!

Confira o que você precisa analisar no final do ano letivo!

O fim do ano letivo não é o momento de analisar o que deu certo e o que não saiu como o planejado apenas para os alunos. A avaliação da escola sobre os resultados atingidos também é fundamental para planejar o ano que vai começar! Por isso, neste texto nós vamos te mostrar o que analisar e qual a importância dessa atitude. Confira!

Análise do que foi planejado

Tenha em mãos o que havia sido planejado no começo do ano letivo, as metas, os objetivos e os desafios propostos. Feito isso, analise quais pontos foram concluídos com sucesso, quais chegaram perto da conclusão e quais não saíram conforme o esperado. 

Para as questões que deram certo, tente repetir a estratégia no próximo ano e eleve o grau de exigência dentro de uma metodologia acessível. Já para as que não atingiram o resultado esperado, é preciso elaborar um novo plano de ação, melhor estruturado e coerente com a realidade da instituição.

O que avaliar durante esse processo?

O bom funcionamento de uma escola depende de diversos fatores, por isso é interessante saber o que avaliar, como o desempenho dos alunos, a metodologia aplicada pelo corpo docente, a evasão escolar, a avaliação da escola feita pelos pais, os resultados obtidos em exames nacionais, a infraestrutura da escola e a atuação dos colaboradores. Esses critérios de avaliação devem ser usados para nortear o processo de avaliação dos resultados da escola.

Análise detalhada

Além de identificar os aspectos gerais do funcionamento da escola, este momento de reflexão permite identificar questões particulares dos alunos. Por exemplo: a identificação da dificuldade de um estudante em determinada disciplina permite criar estratégias para ajudá-lo no próximo ano letivo e evitar uma reprovação.

Durante a análise, os gestores também conseguem detectar disciplinas e assuntos que não foram absorvidos de maneira satisfatória pelos alunos, abrindo novas discussões sobre formas alternativas para passar aos estudantes o conteúdo, de forma mais eficaz e adequada. 

Relação entre pais e escola

A relação entre família e escola é extremamente importante para o estudante durante o processo de aprendizado. Pensando nisso, é fundamental que a instituição seja capaz de fazer autocríticas, listando os pontos que precisam ser melhorados.

Uma maneira de ajudar a descobri-los é pedindo a opinião dos pais, uma vez que eles acompanham a vida escolar dos filhos e podem ajudar a identificar o que deu e o que não deu certo. Essa relação de parceria aumenta a confiança dos pais na escola, que sentem que a opinião deles será levada em consideração quando os gestores analisarem os resultados obtidos.

Por que é importante analisar os resultados obtidos?

A análise de resultados é fundamental para evitar os erros dos anos anteriores e desenvolver ainda mais as estratégias que apresentaram bons resultados. Esse é o momento ideal para pensar em possíveis mudanças no quadro de colaboradores e corpo docente, na infraestrutura e também na relação entre pais e escola.

A gestão escolar é complexa e desafiadora, por isso é preciso ter um plano de ação muito bem detalhado e completo. Com isso, os pais ficam ainda mais satisfeitos com o desempenho da escola durante o processo de educação dos filhos, e as crianças têm um melhor aproveitamento nas disciplinas.

Confira outros textos sobre gestão de escolas aqui no nosso blog!

5 atitudes para se tornar um excelente professor

Planejamento escolar: como se preparar para o próximo ano letivo

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.