5 atitudes para se tornar um excelente professor

5 atitudes para se tornar um excelente professor

Confira qualidades que são essenciais para um bom educador. 

Os educadores são peças essenciais para um processo educacional saudável na infância e na adolescência. Entretanto, para que o ato de ensinar seja cada vez mais rico para os jovens e possa instigar alunos de todas as faixas etárias a pensar e produzir conhecimentos ao longo da vida, é necessário que os educadores tenham uma série de habilidades profissionais. Neste post, você confere algumas características que não podem faltar em um bom professor. Acompanhe. 

Empatia e paciência 

Ao ministrar uma disciplina, um bom professor deve dominar os conhecimentos relacionados aos assuntos que ensina aos seus alunos. No entanto, também é necessário que esse profissional tenha empatia para se colocar no lugar dos alunos e entender quais são as questões que causam dúvidas ou geram dificuldades, por exemplo. 

Além disso, é fundamental ter paciência e saber o momento certo para avançar em direção a novos conteúdos. É importante estar sempre atento ao nível de compreensão da turma, já que esse cuidado pode auxiliar na percepção de qual é o obstáculo que está freando o ritmo de estudo. Nesse caso, pode ser necessário investir em revisões para toda a turma ou implementar plantões de dúvidas.

Criatividade

Um excelente professor tem a criatividade como um de seus principais traços profissionais. Afinal, deve buscar alternativas diferentes e cativantes para atrair a atenção da turma e surpreendê-la sempre que possível. Assim os alunos mantêm-se engajados e cada aula se torna sinônimo de curiosidade, já que sempre há um novo recurso para complementar a aprendizagem.

Nesse sentido, é interessante valorizar o uso de filmes e documentários, ou mesmo propor debates e rodas de conversa sobre os temas que estão sendo trabalhados em sala. Organizar atividades lúdicas e artísticas com materiais diferentes - como tintas, tecidos ou materiais recicláveis, por exemplo - são alternativas interessantes, assim como organizar uma feira de ciências ou mostra cultural para a comunidade escolar e os familiares.

Versatilidade e comunicação

Além da atenção aos seus alunos e da capacidade de inovar na sala de aula, um ótimo educador também deve se manter flexível no ambiente escolar. Diante de desafios e situações especiais, é preciso buscar alternativas saudáveis e construtivas para auxiliar os seus alunos. Dessa maneira, é essencial manter-se atento às demandas da turma e de cada estudante, adaptando planos de aulas, projetos ou abordagens, de maneira a respeitar a individualidade dos alunos e contribuir para um ensino saudável e equilibrado para todos.

Somadas a essas questões, estão a boa comunicação e a facilidade de dialogar horizontalmente com os seus alunos e com o corpo docente. Assim é possível construir uma relação saudável e de confiança com todas as partes da comunidade escolar, o que pode enriquecer ainda mais o processo ensino-aprendizagem. 

Responsabilidade e coerência

Os professores participam ativamente do processo de aprendizagem e da formação dos seus alunos. Por isso, é indispensável ser responsável em todos os momentos, desde chegando à sala pontualmente até preparando a aula com antecedência. Também é importante respeitar os seus alunos e os diferentes ritmos de aprendizagem, além de sempre proporcionar feedback de maneira positiva.

Apesar do bom humor e do bom relacionamento com os alunos, é necessário exercer a autoridade enquanto professor, promovendo a ordem e o respeito entre todos - mas sem fazer uso do autoritarismo e do medo. Seja justo em suas decisões e seja um exemplo positivo em suas atitudes.

Paixão por ensinar

Durante o exercício de sua profissão, um professor pode encontrar uma série de contratempos! Situações que fogem à rotina podem acontecer em diversos momentos do ano letivo, mas um bom educador não pode deixar esses eventos afetarem o seu desempenho.

O entusiasmo do educador com o seu papel fundamental na sociedade é a chave para despertar a motivação em si próprio e também para provocar o interesse pelos novos conhecimentos em seus alunos. Ser um excelente professor é muito recompensador profissionalmente. E marcar a vida dos estudantes garante que o professor será lembrado com carinho e admiração pelos seus alunos. Se você gostou deste post, aproveite a visita ao blog do Dom Bosco e confira outros temas que podem interessá-lo:

Qual a importância do educador físico para o desenvolvimento dos alunos?

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO