6 recursos tecnológicos para usar em sala de aula

6 recursos tecnológicos para usar em sala de aula

Saiba como aplicar a tecnologia no dia a dia escolar.

As ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula são muitas e variadas. Por isso, os educadores devem separar um tempo para pesquisar e conhecer alternativas que podem ser adequadas e eficientes para o desenvolvimento dos alunos. Também é importante ensinar os jovens a dominar e aplicar esses recursos no seu dia a dia, inclusive como forma de preparo para o futuro. Confira seis recursos tecnológicos que reunimos para usar na sala de aula!

Conteúdos em nuvem

As “nuvens” permitem que um grande volume de dados seja disponibilizado para qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, a qualquer momento. Dessa forma, os estudantes podem acessar textos, videoaulas, exercícios, slides e outros conteúdos trabalhados dentro e fora da sala de aula, por exemplo. É possível configurar o acesso para que os alunos apenas visualizem ou também comentem e editem os conteúdos.

Soluções digitais de leitura 

Já sabemos que a leitura é fundamental para uma boa formação, certo? Com os recursos tecnológicos, os conteúdos produzidos por diferentes fontes e abordando diversos assuntos ficam disponíveis de forma acessível e mais interativa. Os complementos, como vídeos, áudios, animações, simulações e mapas interativos, facilitam e aprofundam a aprendizagem, além de oferecerem maneiras diferenciadas de contextualizar os conteúdos.

Desenvolver e estimular esse hábito é fundamental para que os estudantes adquiriram conhecimentos diversos, além de ajudar no aproveitamento em outras disciplinas. Mas não se deve simplesmente transpor as atividades comuns para a tela. Os professores devem buscar boas opções com estratégias que ativem os conhecimentos anteriores e despertem o desejo de aprender. Além disso, algumas soluções digitais de leitura oferecem relatórios em tempo real e monitoram as habilidades de leitura dos estudantes, o que torna mais fácil para o professor compilar dados e dar feedback mais eficaz para os alunos.

Plataformas de ensino adaptativo

Com a capacidade de personalizar a forma de aprendizagem, essas plataformas usam sistemas inteligentes para perceber as dificuldades dos alunos a partir das suas interações e, assim, se ajustarem às suas necessidades. A plataforma de ensino adaptativo interpreta quando o aluno já demonstra domínio sobre determinados conceitos e dá esse conteúdo como finalizado. 

Caso contrário, se alguns conceitos não foram 100% compreendidos, a plataforma o ajuda com sugestões de videoaulas, animações ou textos sobre os conteúdos abordados, assim como exercícios para gravar os conceitos.

Aplicativos de estudo

Hoje em dia, existem aplicativos que auxiliam no processo de aprendizagem, com testes focados em disciplinas específicas ou como preparação para vestibulares e Enem. As opções de aplicativos e jogos que tornam o conteúdo escolar mais atrativo para os estudantes de todos as fases do ensino são muito variadas. Há também a opção de os professores criarem os seus próprios jogos e testes tendo como base o conteúdo trabalhado. É só escolher a melhor alternativa para sua metodologia de ensino! 

Com os jogos on-line ou por apps, os aspectos que podem ser inseridos em sala de aula são desafios que estimulam os alunos a se superarem, além de manterem o foco nas tarefas para alcançarem objetivos. Um dos grandes benefícios dos aplicativos para a educação é o estímulo dos alunos a aprender mais assuntos de maneira diversificada e divertida. 

Bancos de materiais

Nos bancos de aprendizagem, tanto professores quanto alunos podem acessar conteúdos digitais produzidos em todo o mundo. Por ter a separação por mídias, os educadores conseguem encontrar os materiais que podem ser usados com os recursos que existem na sala de aula, como animações, mapas, livros digitais e conteúdos para dispositivos.

Projetores

Mais comum nas salas de aula algum tempo atrás, os projetores ainda podem ser usados para apresentar conteúdos no lugar da tradicional lousa, caso esteja disponível nas salas da escola. Assim, as aulas não ficam na “mesmice”, o ambiente fica diferente e as imagens mostradas atraem os olhares dos alunos, pode ter certeza! Planeje aulas com apresentações de slides, vídeos, filmes e outros métodos interativos que estejam relacionados às matérias dos livros.

Essas novidades ajudam as instituições a ficar mais próximas dos alunos e melhorar as formas de aprendizado. Além dos alunos, os professores também têm benefícios usando os recursos tecnológicos disponíveis, desde automatizar tarefas para otimizar o tempo de preparação das aulas até melhorar suas próprias práticas didáticas. Aproveite as nossas sugestões e deixe as aulas ainda mais legais!

Gostou desse conteúdo? Confira outros posts relacionados ao ambiente escolar no nosso blog:

Como fazer uma avaliação de qualidade na sua escola

Práticas sustentáveis para você levar para sua escola

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.