6 dicas para ajudar as crianças nas tarefas de casa

Veja como os pais podem auxiliar nesse processo.

Veja como os pais podem auxiliar nesse processo.

Quando estão no período escolar, as crianças costumam ter tarefas para serem feitas em casa, como uma maneira de estender o conhecimento aprendido em sala de aula. Embora devam ser realizadas pelas crianças, os pais podem dar alguns tipos de auxílio no momento em que os pequenos estiverem fazendo as tarefas. Neste texto vamos te mostrar algumas dicas para ajudá-los. Acompanhe!

1 - Ajude a criar um cronograma

Para manter a organização no momento de realizar as tarefas, é preciso saber os dias das aulas de cada disciplina. Isso ajuda a conseguir montar um esquema em que todos os deveres consigam ser feitos no tempo certo para que nenhum conteúdo seja perdido. 

2 - Saiba as dificuldades da criança

É natural que cada criança tenha algumas dificuldades em determinadas matérias. Quando os pais sabem quais são elas, eles podem organizar melhor o cronograma de tarefas de casa, dispondo mais tempo para a realização das lições dessas matérias. Além disso, podem ajudar seus filhos acompanhando como as tarefas estão sendo feitas, tentando detectar onde as crianças estão cometendo erros. 

3 - Converse com os professores

Manter a relação com os professores também é uma maneira de ajudar as crianças, uma vez que eles podem informar aos pais como está o rendimento do aluno durante as aulas e no que ele deve se esforçar mais. Além disso, podem tentar buscar, juntos, respostas para possíveis casos de indisciplina ou de distrações nas tarefas de casa.

4 - Dê a responsabilidade à criança

Para as crianças maiores, os pais podem dar o senso de responsabilidade enquanto elas realizam as suas tarefas, mostrando que é da dedicação delas que virão os bons resultados e que elas precisam estudar mais aquilo em que sentem mais dificuldade. Assim, elas percebem que quanto mais realizam as tarefas de maneira correta e estudam no momento certo, mais chances têm de as notas serem boas e de o ano letivo ser concluído sem grandes problemas.

5 - Incentive a criança

Mostrar às crianças que os pais estão ao seu lado durante o processo de ensino delas é muito valioso. Isso faz com que se sintam mais confiantes ao fazerem as tarefas e com que possam contar com os pais para relatar quaisquer dificuldades. Nessa relação, é importante que os pais saibam a hora certa de cobrar empenho e bons resultados dos filhos.

6 - Não brigue com a criança

A reação negativa dos pais a uma tarefa ruim pode criar problemas sérios para a criança. Isso porque ela pode associar a disciplina às reações explosivas dos pais, aumentando ainda mais a dificuldade dela em entender uma matéria ou um assunto. Portanto, é fundamental seguir o item anterior e incentivar a criança, principalmente nos momentos de dificuldades.

Como vimos, os pais podem ajudar as crianças de diversas formas durante a realização das tarefas de casa. Quer ver mais conteúdos sobre o ensino em casa? Confira no blog do Dom Bosco. Acesse:

Como organizar a rotina de estudos dos filhos em casa

6 podcasts infantis para ouvir com os filhos

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.