6 benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil

Incentivar as crianças a criar o hábito de ler é muito importante!

Incentivar as crianças a criar o hábito de ler é muito importante!

A leitura é um hábito muito importante e prazeroso. Na infância é muito importante desenvolver o costume de ler, uma vez que os benefícios para as crianças são enormes. Listamos aqui seis pontos positivos da leitura para o desenvolvimento das crianças. Veja!

Aumenta a concentração

Uma boa leitura requer, acima de tudo, concentração! Quem nunca se perdeu entre uma palavrinha e outra enquanto lia, não é mesmo? Por isso, é importante trabalhar essa habilidade desde cedo, assim a criança vai desenvolver a capacidade de se concentrar mais facilmente quando for realizar outras tarefas. Os resultados são ótimos nas provas e trabalhos escolares, por exemplo!

Desenvolve a compreensão

Quer jeito melhor de desenvolver a compreensão de textos do que lendo livros? A criança que é estimulada a ler desenvolve mais cedo o senso de compreensão textual. Por isso, é importante investir nesse hábito.

Incentiva o lado criativo e a imaginação 

Quando lemos um livro, somos levados a lugares diferentes, que muitas vezes nem existem de verdade! Por meio da concentração na leitura e da compreensão das particularidades que envolvem as histórias, adquire-se a capacidade de criar cenários e imaginar com riqueza de detalhes o que está transcrito no livro.

Essa habilidade é levada para toda a vida e pode ser muito valorizada na vida adulta. Quando se está no mercado de trabalho, por exemplo, a criatividade permite criar saídas para um problema ou imaginar as situações de pontos de vista diferentes.

Aumenta o vocabulário

Os livros são fontes inesgotáveis de vocabulário. Por isso, quanto mais cedo a criança cria o hábito da leitura, mais vocabulário ela irá assimilar e armazenar. Claro que não é preciso impor à criança a escolha de obras de grande complexidade. Deixe-a livre para escolher o gênero literário com que tem mais afinidade!

Desenvolve a leitura e a fala

Quando lemos em silêncio, nosso cérebro consegue compreender as palavras rapidamente, ainda que algumas sejam lidas da forma errada. Por isso, criar o hábito de ler em voz alta pode ser uma boa dica para aprimorar a leitura e a fala da criança, já que é preciso mais atenção para pronunciar as palavras de maneira correta. 

Mas lembre-se de que a leitura também é um processo de aprendizado e, portanto, os erros podem acontecer. Então, caso alguma palavra seja pronunciada errada, não deixe de mostrar como é o certo, sempre com muita paciência e de maneira descontraída.

Promove o conhecimento dos sentimentos e emoções

As histórias infantis, as fábulas e os contos de fadas são ótimos para  despertar nas crianças sentimentos e emoções, ensinando os pequenos a demonstrar o que sentem e a se importar com os outros. Ensinam também sobre ética, já que a maioria possui uma lição.

Viu só quantos benefícios existem quando as crianças são incentivadas e motivadas a ler desde pequenas? Confira outras matérias sobre o desenvolvimento das crianças que estão no nosso blog!

Como incentivar a leitura na infância

4 benefícios da música para o desenvolvimento infantil