5 dicas para modernizar o ensino da sua escola

O mundo está se modernizando cada vez mais rápido, por isso sua escola deve estar ligada nas novidades para oferecer o melhor ensino aos seus alunos. Saiba mais sobre esse tema abaixo!

O mundo está se modernizando cada vez mais rápido, por isso sua escola deve estar ligada nas novidades para oferecer o melhor ensino aos seus alunos. Saiba mais sobre esse tema abaixo!

Pessoas responsáveis por manter e gerir uma instituição sabem que de tempos em tempos é preciso olhar para a instituição e ver o que deve ser modernizado e o que deve ser mantido. Essa reflexão vale para diversos aspectos da rotina escolar e pode ir desde a abordagem utilizada nas aulas, passando pelo material didático e até pela relação entre pais, alunos e escola. 

Tudo deve ser analisado para que o ensino dos estudantes não fique defasado, e hoje em dia essa prática é ainda mais valiosa, uma vez que a tecnologia chegou para ficar e ajudar na realização de tarefas. Pensando nisso, este artigo tem a intenção de auxiliar você, mantenedor, a repaginar o ensino da sua instituição. Continue conosco!

1 - Uso da tecnologia

Como citamos brevemente na introdução deste texto, a tecnologia não é uma ferramenta que pode ser ignorada nos tempos atuais. A ideia de que a tecnologia serve como uma distração aos alunos e que, por isso, deve ser combatida pelos profissionais da educação precisa ser deixada de lado, já que as novas gerações estão se conectando cada vez mais cedo. Portanto, aproveite para utilizar esse recurso como aliado no processo de aprendizagem. Mas como fazer isso?

Para usar a internet a favor do ensino, tenha, por exemplo, uma plataforma de estudos on-line, na qual seus estudantes consigam acessar os materiais didáticos, as atividades complementares, os jogos educativos lúdicos, entre outras possibilidades de interação com conteúdo virtual.

2 - Proximidade com alunos e responsáveis

Ainda em relação ao uso da tecnologia, uma maneira de modernizar o seu ambiente de ensino como um todo é investindo em uma boa comunicação nas redes sociais. Essa estratégia é benéfica de diversos pontos de vista para a sua instituição. É uma maneira de estreitar as relações com os responsáveis e de aumentar a confiança deles na escola ao demonstrar a possibilidade de um contato fácil.

Da ótica dos familiares dos seus estudantes, esses canais de comunicação abertos com o colégio transparecem segurança no sentido de que a sua instituição se mostra comprometida com a modernização do ensino das crianças e adolescentes.

Por fim, para agregar mais conhecimento aos próprios alunos, algumas postagens de caráter educacional são ótimas para se ter nas suas redes sociais. Dessa forma, eles podem desenvolver o hábito de utilizar as ferramentas virtuais da sua escola para buscar conhecimento. Portanto, não feche os olhos para a sua comunicação digital, pois ela é importante para ajudar a tornar o ensino mais moderno e condizente com os dias atuais.

3 - Material didático atualizado

As informações e as metodologias de ensino também se modernizaram com o passar do tempo; sendo assim, os materiais didáticos que a sua instituição utiliza não podem ser os mesmo que são usados há anos.

Busque por opções que sejam atualizadas com frequência e que possam contribuir para uma formação ampla dos seus alunos. Os livros e atividades que estimulam os estudantes a sair de suas zonas de conforto e a desenvolver um raciocínio complexo são ótimas opções para formar adultos mais ligados nos problemas do mundo.

Além disso, para as crianças que estão iniciando suas caminhadas na vida escolar, tenha um material lúdico que use ferramentas, desenhos, músicas e outros estimuladores para concentrá-los no aprendizado.

4 - Proponha atividades inovadoras

Todas as escolas devem seguir a Base Nacional Comum Curricular, chamada também de BNCC, que são diretrizes sobre o que os estudantes devem aprender em cada ano letivo. Tendo a BNCC como orientação, você e a sua equipe pedagógica podem propor atividades extracurriculares que agreguem outros tipos de valores.

Aulas de esportes, robótica, programação e teatro são opções para serem analisadas pelo seu time pedagógico. Através delas, tanto os pequenos quanto os alunos maiores conseguirão aprender mais sobre outras áreas do conhecimento.

5 - Desenvolver habilidades socioemocionais

Sua escola deve estar antenada com as exigências da sociedade e do mercado de trabalho, para propor uma formação completa e que torne os estudantes capazes de enfrentar os desafios do dia a dia quando estiverem na fase adulta.

Nesse sentido, e ainda em relação ao item anterior, você pode modernizar o ensino da sua instituição através das atividades extracurriculares, que ajudam no desenvolvimento de habilidades diversas, como empatia, autonomia, pensamento lógico, capacidade de trabalhar em grupo, compreensão de sentimentos etc. 

As pessoas que têm essas características mais apuradas estão se destacando cada vez mais em diversos setores da sociedade, portanto ajudar na formação delas é uma maneira de manter seu ensino atualizado.

Se você está interessado em conhecer mais sobre questões que envolvem a educação e a gestão de escolas, acesse o blog do Dom Bosco. Lá temos diversos conteúdos legais que te ajudarão a melhorar o ensino oferecido na sua instituição.

O que é o ensino híbrido e como adotá-lo em sua escola?

Por que ensinar o letramento digital para as crianças na escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.