5 atividades divertidas para fazer com o seu filho durante as férias

5 atividades divertidas para fazer com o seu filho durante as férias

Listamos opções para a diversão de toda a família no recesso escolar. 

As férias chegaram! Esse período costuma ser muito esperado pelas crianças, mas pode deixar os pais um pouco aflitos. Afinal, os pequenos têm muito tempo livre e muita energia para gastar. E o que fazer com os filhos durante todo o mês? Não há motivos para se preocupar, já que é possível solucionar essa situação com simplicidade e uma boa dose de criatividade. Aqui, você confere atividades para as crianças aproveitarem o recesso escolar em casa ou passeando, mas com muita diversão.

1 - Sessão de filmes e séries animadas para toda a família

No período das férias escolares, é comum encontrar lançamentos de títulos voltados ao público infantil, principalmente animações. Aproveitar a folga dos estudos e curtir uma tarde no cinema com um novo filme pode ser uma excelente ideia, principalmente para as crianças que gostam de desenho animado. Caso o passeio seja complicado devido à distância ou a questões financeiras, é possível organizar uma sessão de filmes especial em casa. Vocês podem escolher os filmes e desenhos animados favoritos de toda a família, deixar o ambiente escurinho e estourar muita pipoca!

2 - Visita aos parques e reservas naturais da sua cidade

Que tal aproveitar o recesso escolar do seu filho e tirar um tempinho para  passearem juntos? Vocês podem organizar uma visita a um parque ou uma reserva natural da sua cidade e desfrutar do clima tranquilo para dar boas risadas, brincar bastante e relaxar. Andar de bicicleta ou skate são ótimas opções para a ocasião, e ainda contribuem para a prática de exercícios físicos. Incentivar o pequeno a participar de brincadeiras que eram comuns antigamente, como empinar pipa ou pular amarelinha, também pode ser significativo e ajudá-lo a perceber como os costumes mudam de uma geração para outra! Por fim, vocês podem encerrar o passeio com um delicioso e saudável piquenique.

3 - Tarde de brincadeiras com os amiguinhos

Durante o recesso escolar, o seu filho pode sentir falta de curtir um dia tranquilo e repleto de brincadeiras com os seus amigos da escola. Por isso, organizar um encontro para que eles matem as saudades e estreitem os laços de amizade é muito especial! A tarde pode ser cheia de brincadeiras envolvendo criatividade e trabalho em grupo, como a pintura de uma tela bem grande, a criação de fantoches, customização de roupas ou mesmo a construção de um brinquedo com materiais recicláveis. Além de exercitar a imaginação e o ato de criar, os pequenos também entram em contato com atividades motoras benéficas para o seu desenvolvimento.

4 - Brincadeiras divertidas para toda a família

Com a rotina corrida durante o semestre letivo, as crianças nem sempre conseguem brincar com a família. Nesse sentido, o recesso escolar pode ser a oportunidade perfeita para que vocês aproveitem muito o tempo juntos. Escolha brincadeiras diferentes, como acampar na sala de casa, brincar na piscina ou se divertir com jogos de tabuleiro! Cultivar uma pequena horta no jardim ou se aventurar na cozinha para fazer uma deliciosa sobremesa também são atividades divertidas, e que podem render boas memórias e muito aprendizado para o seu filho.

5 - Passeios diferentes pela cidade

As férias também são o momento ideal para conhecer melhor a cidade onde vocês moram. Os museus, por exemplo, são passeios diferentes, e podem render boas descobertas sobre arte, cultura e história. O mesmo vale para as bibliotecas municipais! Que tal aproveitar a visita e escolher um livro para lerem juntos? Os centros históricos de várias cidades pelo Brasil têm marcos muito interessantes, e visitá-los pode ser uma incrível aula de história. Nos finais de semana, vocês ainda podem aproveitar e escolher passeios bem divertidos e especiais, como uma noite no boliche ou um dia no parque de diversões.

Programar atividades para divertir as crianças durante o período do recesso escolar é muito importante, sobretudo quando os planos envolvem o desenvolvimento de novas habilidades e o incentivo à criatividade. No entanto, lembre-se de que os pequenos também precisam de tempo para descansar e brincar de maneira livre e saudável ao longo das férias.

Aproveite a visita ao nosso blog e confira outras dicas para a educação dos seus filhos:

Dicas para desenvolver as habilidades sociais do seu filho

Seu filho faz muitas perguntas? Veja o que fazer!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.