4 dicas para ter uma escola inovadora

A sua escola é inovadora? Veja no texto a seguir algumas dicas para transformar a sua instituição e oferecer um ensino moderno para os seus alunos.

A sua escola é inovadora? Veja no texto a seguir algumas dicas para transformar a sua instituição e oferecer um ensino moderno para os seus alunos.

A educação está passando por um momento de transição em diversos aspectos relacionados às metodologias utilizadas, ao uso de tecnologia dentro da sala de aula, aos objetivos do aprendizado e ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes, por exemplo. 

Dessa forma, é necessário que a escola se torne atualizada e inovadora, mostrando-se aos pais e responsáveis como uma instituição que tem o interesse de contribuir com a formação completa de seus alunos. Mas como torná-la inovadora? É sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Fique conosco e confira as nossas dicas.

Novo Ensino Médio: confira quais serão as mudanças na educação

1 - Tenha uma equipe atualizada

Para mudar a cultura de uma escola e poder ser considerada uma instituição inovadora, contar com uma equipe pedagógica atualizada é um dos primeiros passos rumo a esse objetivo. Essa característica é necessária, pois hoje em dia as discussões sobre os rumos da educação estão cada vez mais profundas e sempre há uma nova metodologia surgindo em vários lugares do mundo, que pode ser adaptada à sua realidade.

Além disso, estar atualizado garante que os temas tratados em sala de aula sejam sempre os mais recentes, fazendo com que os alunos tenham uma base sólida e moderna sobre os diversos conceitos ensinados a eles. Dessa forma, é preciso incentivar professores, coordenadores, diretores e demais profissionais a manter uma rotina de estudo para levar aos estudantes um conteúdo completo.

2 - Trabalhe o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais também estão em alta nesse processo de inovação e de modernização das escolas. Isso se dá pelo fato dessas características serem atualmente mais valorizadas nas relações pessoais e profissionais.

Desse modo, as instituições não devem deixar de lado atividades, aulas e metodologias que ajudam a desenvolver capacidades como o raciocínio lógico, a empatia, o respeito ao próximo, o saber trabalhar em grupo, a autonomia, a comunicação assertiva, a capacidade de resolver problemas, a tomada de decisão, entre tantas outras.

Os professores e educadores podem abordar esses tipos de características em atividades individuais ou em grupo, em trabalhos interdisciplinares e em aulas extracurriculares, como programação, robótica, culinária, teatro, música e oficinas de artesanato.

3 - Transforme o aluno em protagonista

A postura dos alunos também mudou, e o que se vê atualmente é uma posição de mais controle e menos imposição em relação ao modo de interagir com a escola. Nesse sentido, a escola pode reconhecer esse protagonismo das crianças e jovens para explorar uma série de outras habilidades, como as citadas no item anterior.

Quando assume o papel de agente do aprendizado, o estudante percebe que tem uma autonomia para buscar conhecimento e reconhece o professor como um tutor, que está em uma posição de orientá-lo, ao invés de impor a ele conceitos e ensinamentos tradicionais.

4 - Use a tecnologia

Por fim, jamais deixe a tecnologia de lado durante o processo de inovação e modernização da sua escola. As ferramentas digitais vieram para ficar, e a geração atual de estudantes nasceu em uma realidade em que o uso de internet é comum, portanto está enraizado na cultura deles.

Portanto, junto com a sua equipe pedagógica, esteja sempre alerta às novidades tecnológicas e em como elas podem contribuir para a construção intelectual e emocional dos alunos da sua escola.

Conclusão

Para ser uma instituição inovadora, é necessário se manter atualizada e estar ciente de tudo o que acontece na sociedade, já que as mudanças de comportamento e novas discussões interferem na maneira como os estudantes consomem o conhecimento nas escolas.

Gostou deste texto? Então confira no blog do Dom Bosco outros artigos!

Por que escolher um programa bilíngue para a sua escola?

STEAM - Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática