Qual a importância do psicólogo escolar?

Veja algumas situações em que eles atuam dentro da escola.

Veja algumas situações em que eles atuam dentro da escola.

Como sabemos, uma escola não é feita apenas de alunos e professores, não é mesmo? Diretores, coordenadores, funcionários e psicólogos também têm papéis de importância para que se mantenha o funcionamento perfeito da escola. Hoje falaremos do papel do psicólogo dentro do ambiente escolar. Confira!

Contribui para o processo de aprendizagem

Os professores devem seguir uma linha de ensino determinada pela direção da escola, porém cada um tem a sua didática e a sua maneira de ensinar. Os psicólogos auxiliam os professores identificando pontos que podem ser melhorados no processo de aprendizado para que mais alunos tenham resultados satisfatórios. Além disso, podem manter um acompanhamento próximo aos professores para ajudá-los a desenvolver novas habilidades em sala de aula.

Acompanhamento dos alunos

Para os alunos, a presença de um psicólogo na escola também é fundamental, pois ele está  habilitado a observar os comportamentos dos alunos, como agem quando estão sozinhos ou em grupos, qual o rendimento em sala de aula, quais as mudanças de comportamento, entre outros aspectos do desenvolvimento pessoal, social, emocional e intelectual de cada um dos estudantes. Com esses dados, os psicólogos podem orientar os professores a agirem de acordo com as características dos seus alunos, visando integrar todos eles.

Participa da elaboração dos métodos de ensino

O método de ensino adotado pela escola pode ganhar uma ajuda importante quando se tem um psicólogo escolar no processo de elaboração. Eles são capazes de identificar comportamentos e atitudes que podem demonstrar que um método é mais eficiente que outro, bem como saber o que pode ser melhorado nas relações dentro da sala de aula por meio da observação da relação entre alunos e professores.

Resolve conflitos

As brigas entre alunos, os desentendimentos em sala de aula e até comportamentos inadequados de professores podem ser corrigidos e orientados pelos psicólogos escolares. Nesse ambiente, os conflitos podem acontecer, e devem ser combatidos com ensinamentos e compreensão. Por isso, o papel dos psicólogos se torna ainda mais importante, pois, com uma visão de fora, eles podem ajudar a resolver os problemas de modo educativo e acolhedor.

Ajuda a evitar a violência

Um tema que está sempre em discussão e que merece a atenção de toda a comunidade escolar é o bullying. Episódios de violência física ou psicológica contra alunos, infelizmente, não são raros, e os psicólogos podem agir de modo incisivo para combater e acabar com essa prática. A conversa com os alunos, as palestras e os seminários os ajudam a entender que trata-se de um ato errado e deve ser evitado por todos. 

Cuida da saúde mental

Tanto alunos quanto professores estão sujeitos a problemas que atingem o campo emocional e psicológico, também por isso um profissional da saúde mental é tão importante. Com a capacidade de identificar com mais facilidade algumas alterações de comportamento e sinais de que algo está anormal, os psicólogos podem ouvir e orientar quem está passando por situações complicadas. Além disso, podem estimular a prática de atividades que são positivas para a mente e para o corpo, visando a melhora e/ou a prevenção de problemas emocionais, mentais e psicológicos de maior gravidade.

Como vimos, um psicólogo escolar tem muitas funções, e todas são fundamentais para manter relações pacíficas e harmoniosas. 

Quer ler mais materiais sobre a vida escolar? Acesso o nosso blog:

Como atentar à saúde emocional dos professores

A importância de contar histórias na educação infantil