Dicas para brincar nas férias com as crianças

Mesmo sem viajar, as férias podem ser muito divertidas. Confira!

As férias são momentos importantes para as crianças relaxarem, para a família se aproximar e brincar junto. Se você ainda não se preparou para estas férias, vamos ajudá-lo a explorar alternativas de lazer, para aproveitar o tempo livre da melhor maneira possível com os seus filhos, inclusive dentro de casa. Veja as dicas:
 
Maratona de filmes infantis
Selecione alguns temas que seus filhos têm interesse (sugerimos filmes como “Divertida Mente”, “Viva - A vida é uma festa” e “Meu Malvado Favorito 3”), faça pipoca e boa sessão!
 
Brincadeiras ao ar livre
Leve seus filhos para brincarem em algum parque: não se esqueça de bolas, bicicleta, patinete, patins, cordas e brinquedos em geral, para entreter as crianças durante toda a tarde! Assim elas se divertem e se exercitam, o que também é muito importante.
 
Piquenique
Leve as crianças para fazer um piquenique no clube ou no parque. Se na sua cidade não existir um parque assim, use a imaginação e faça um piquenique em casa mesmo: use o chão da sala de estar ou a área de lazer. Que tal?
 
Jogos de tabuleiro e cartas
Aproveite as férias para ensinar as crianças a jogar xadrez, damas, trilha, jogo da memória, uno e diversos jogos em grupo, que estimulem a
cooperação, a colaboração e o espírito esportivo. 
 
Cozinhe juntos
Faça a quatro mãos um bolo simples ou um cupcake (clique aqui). As crianças se divertem e já fazem o lanchinho delas!
Atividades assim estimulam a independência e a autonomia.
 
Estilize roupas
Uma sugestão é brincar de fazer tie-dye (camisetas hippies cheias de cores) ou personalizar uma camiseta branca com cola de tecido. Mas se a graça é brincar de fazer, pode-se criar roupas com jornais, tecidos, caixas, o que mais a criatividade permitir e depois fazer um desfile!
 
Bolhas de sabão
Com detergente líquido, água e um arame moldado, é possível fazer bolhas gigantes, que divertem crianças e adultos!
 
Slime
Faça uma receita caseira do slime para as crianças brincarem! As crianças podem ajudar e se envolver durante todo o processo. (Clique aqui)
 
Prepare um telejornal
Peça para as crianças prepararem uma matéria sobre as férias. Se você tiver uma câmera filmadora para gravar melhor ainda, se não use o seu celular e grave os pequenos jornalistas em ação.
 
Leitura e contação de histórias
Selecione livros para ler para os seus filhos. Se eles já sabem ler, peça para lerem para você. Junte os amiguinhos do seu filho e faça até uma sessão de contação de histórias!
 
Acampamento dentro de casa
Façam cabanas de lençol, contem histórias iluminados só por lanternas e o que mais vier à mente para tornar o momento mais divertido!
 
Faça uma árvore genealógica
Reviva sua história com seus filhos. Faça uma árvore genealógica com nomes, fotos, figuras, desenhos, conte histórias e peça a ajuda dos mais velhos da família. Pode ser um momento importante para a família toda!
 
Boas férias!!!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.