Como ensinar o alfabeto?

Veja essas dicas de alfabetização!

Veja essas dicas de alfabetização!

Aprender o alfabeto é uma das primeiras lições para as crianças quando elas iniciam a vida escolar. Não é preciso dizer que aprender as letras é fundamental para uma alfabetização completa e eficaz. Para esse aprendizado, existem dicas de como ensinar as letras para os pequenos. Confira a seguir.

Ensine letra por letra

Durante o processo de alfabetização, é fundamental que as crianças tenham contato com todas as letras. Claro que algumas são mais usadas do que outras e mais fáceis de serem ensinadas, porém é preciso tomar cuidado para não excluir nenhuma letra ou induzir a criança a conhecer apenas as letras que compõem o seu nome, por exemplo.

Explore os sons das letras

Ensinar os sons das letras também faz parte do processo de alfabetização das crianças, portanto faça o exercício de pedir para que elas repitam os sons. Tenha o cuidado de emiti-los claramente e dê uma atenção especial para a diferença entre sons parecidos, como os das letras "b" e "p", e "m" e "n", por exemplo.

Faça associações

Na idade em que estão sendo alfabetizadas, as crianças conseguem fazer associações valiosas que as ajudam a lembrar muitas informações. Por isso, ao ensinar as letras do alfabeto, use o velho método de associar uma letra a algo que comece com essa letra, por exemplo: “a” de abraço, “b” de banana, “c” de cachorro, etc.

Siga a sequência do alfabeto

Num primeiro momento, é recomendado que se siga a sequência conhecida do alfabeto, para que a criança consiga entender a ordem, fazer associações e lembrar dos sons de cada uma das letras. Quando ela já tiver mais familiaridade com o alfabeto, você pode testar os conhecimentos dela e mostrar sequências aleatórias, para que diga qual é o nome de cada letra e a pronuncie corretamente.

Use livros infantis 

Os livros infantis são de grande ajuda durante a alfabetização das crianças. Use-os para explorar o conhecimento lúdico e desenvolver o imaginário dos pequenos. Além disso, muitos livros são voltados para a alfabetização e propõem atividades interativas entre a criança e a história.

Coloque músicas 

Muitas músicas infantis também ajudam nesse processo e podem ser usadas para complementar a alfabetização. Assim como os livros, as músicas exploram de maneira divertida as letras, a pronúncia correta de cada uma delas e a associação de palavras.

Nesse momento tão importante para a vida das crianças, é preciso que elas se mantenham em contato constante com esse tipo de conhecimento e atividades que as estimulem a pensar, lembrar e descobrir novas letras e sons.

Quer ler mais dicas sobre o desenvolvimento infantil? Confira no blog do Dom Bosco.

Dicas para manter a higiene das crianças em casa

A importância de contar histórias na educação infantil

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.