Você sabe o que é procrastinação?

Saiba mais para ajudar na rotina de estudos do seu filho!

“Amanhã eu começo o trabalho” ou “daqui a pouco eu faço a tarefa” podem ser frases rotineiras. A ação de adiar algo ou prolongar a resolução de uma situação é
conhecida como o ato de procrastinar.
 
O tema virou até estudo* na Universidade do Colorado, que encontrou indícios de que a procrastinação e a impulsividade estão ligadas às influências genéticas. Segundo esse estudo, houve um tempo em que os seres humanos não faziam planos futuros e a única preocupação era com a sobrevivência e o que iam comer no dia a dia. Após milhares de anos, teríamos nos “acostumado” a agir por impulso e, por isto, o que é prioridade nem sempre tem a devida atenção.
 
Quem tem esse hábito difícil de abandonar deve ficar atento, inclusive para que os seus filhos não se espelhem nesse costume e comecem a desenvolver esse mesmo
comportamento de procrastinar uma tarefa, um trabalho ou até o estudo. As crianças que aprendem a adiar logo cedo suas atividades podem desenvolver problemas de atenção, impulsividade, estresse e ansiedade, ou seja, procrastinar pode afetar a inteligência emocional dos pequenos.
 
Ajude o seu filho a manter o foco, a concentração e, acima de tudo, a ter força de vontade para não praticar a “arte” de deixar para amanhã suas atividades.