Você acompanha a rotina de estudos do seu filho?

É importante identificar o quanto antes as dificuldades nas matérias escolares!

É muito comum que a criança, durante os anos de estudo, acabe tendo mais facilidade com algumas matérias e menos com outras. Isto varia muito, pois cada uma tem um tempo de desenvolvimento e suas próprias preferências. Mas é importante que os pais acompanhem os estudos dos seus filhos, para que possam identificar a existência de problemas mais graves na compreensão e na assimilação das matérias das quais as crianças menos gostam.
 
Uma dica importante: aproxime-se dos professores para uma boa conversa, compartilhe informações e fale também sobre o comportamento do seu filho ao fazer as tarefas de casa. O diálogo é fundamental para encontrar o melhor método de aprendizagem, principalmente nas matérias em que ele apresenta menos afinidade.
 
É importante também encarar a rotina de casa e da escola como complementares, pois ambas são responsáveis pelo sucesso na aprendizagem do seu filho. Um levantamento*, feito pela Organização para a Cooperação e do Desenvolvimento Econômico, apontou que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado. A conclusão da pesquisa é que, se os pais não acompanham a rotina escolar do filho, o empenho das crianças nos estudos fica comprometido.
 
E para despertar o interesse do seu filho por essas disciplinas nas quais ele apresenta dificuldades, proporcione vivências relacionadas ao que está sendo trabalhado na escola. Que tal levá-lo ao museu ou assistirem filmes e vídeos juntos? O importante mesmo é não deixar de identificar as dificuldades das crianças e ajudá-las a superarem os obstáculos do aprendizado.