Veja quais as mudanças que o MEC determinou para o ENEM 2017

Veja quais as mudanças que o MEC determinou para o ENEM 2017

Exame passa a ser aplicado em dois domingos e não fornece mais certificado de conclusão do Ensino Médio.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as mudanças para o ENEM 2017. Após a consulta pública realizada no início do ano para saber a opinião dos estudantes, algumas mudanças já eram esperadas para este ano, como os dias de realização da prova. A grande novidade é que a prova não será mais aplicada em um final de semana: o ENEM passa a ser em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro.

A divisão das provas também sofreu alteração. No primeiro domingo será a prova de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No segundo domingo de prova, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Anteriormente, maiores de 18 anos podiam ter o certificado de conclusão do Ensino Médio com a nota do ENEM, mas agora isso não é mais possível. O exame será destinado apenas para medir o nível do Ensino Médio no Brasil e para o ingresso dos candidatos no ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.

A consulta pública teve o voto de mais de 600 mil pessoas. Cerca de 63% queriam que o Enem continuasse a ser aplicado em dois dias, pois existia a opção de reduzir o número de questões para que a prova fosse em apenas um dia. Para o exame ser aplicado em dois domingos, 42% das pessoas foram a favor. A principal mudança que a consulta propôs foi a implantação de tecnologia para fazer a prova virtualmente, mas 70% dos participantes aboliram a ideia.