TEM QUE TER DOM! PALMAS CONQUISTA O 1º LUGAR EM TOCANTINS

TEM QUE TER DOM! PALMAS CONQUISTA O 1º LUGAR EM TOCANTINS

O ENEM divulgou o resultado 2014 e, neste último ano, mais de 40% das escolas parceiras do Sistema de Ensino Dom Bosco foi destaque em sua região. Destaque especial para o desempenho da escola Dom Bosco Palmas, Tocantins, que conquistou o 1° lugar no ranking geral do estado.

Para falar um pouco sobre essa vitória, conversamos com Hérika da Silva Mello, diretora de Projetos Internos das três unidades de ensino do Colégio Dom Bosco.

Houve alguma iniciativa diferenciada feita pela Escola Dom Bosco para atingir tal resultado?

á dois anos, nossa Escola é Certificada Internacionalmente pela Norma ABNT ISO 9001, com isso estabelecemos nossa política da qualidade: “Satisfazer as necessidades dos clientes através da melhoria contínua do processo educacional e do aperfeiçoamento de professores e colaboradores”. A parceria com a PEARSON é muito importante, pois o material didático é um dos pilares do nosso sucesso. Duas vezes ao ano, realizamos a nossa jornada pedagógica com uma semana de duração, antes do início do ano letivo e no período de férias. Além de diversos aperfeiçoamentos online ao longo do ano letivo. Tudo isso reflete na relação dos alunos com a equipe pedagógica e, consequentemente, no aprendizado individual deles. Não temos o objetivo de ser o melhor em medicina ou direito, mas ser melhor no que o aluno busca. A classificação geral está muito ligada ao comportamento dos nossos alunos, que pedem por mais aulas e mais foco em disciplinas que os ajudem a conquistar boas notas no ENEM.

E o que tem sido feito para atender essa demanda por mais aulas? O Ensino é Integral?

A demanda por mais aulas, com ensino integral e foco no ENEM e nas Universidades Federais, surgiu de uma série de pedidos oriundos dos próprios alunos e o Dom Bosco atendeu com o Dom Bosco Ensino Médio Integral. Além disso, o Dom Bosco oferece projetos diferenciados voltados ao alunos de todas as sedes.

Fala pra gente sobre esses projetos.

O Projeto de aulas extras é voltado para os alunos e geralmente acontecem no contra turno, somente para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O cronograma é criado pela equipe pedagógica que identifica as necessidades de cada aluno e cruza com as habilidades e competências pedidas no ENEM, por exemplo. Já o Projeto de Monitoria é justamente para complementar o projeto de aulas extras, ou seja, nossos professores regentes trazem ex-alunos que ajudam os alunos atuais a tirarem suas dúvidas.

Vocês trabalham com material complementar?

Trabalhamos com o material do Dom Bosco que é um diferencial voltado para o ENEM, com certeza. Acho que a parceria com o Sistema nos ajuda a organizar nossas necessidades quanto conteúdo que deve ser repassado aos alunos.

O que esse título segundo título consecutivo de primeiro lugar no ENEM do Estado do Tocantins trouxe pra vocês?

Com o resultado do ano passado, tivemos um crescimento significativo em nosso Ensino Médio. Este ano estamos com a receptividade e retorno positivo da Comunidade. Hoje, esse resultado reafirmou a qualidade que o Colégio Dom Bosco já tinha na cidade.

E qual é a expectativa da escola para ENEM 2015?

São duas expectativas: a primeira é que os alunos consigam conquistar suas metas e que nosso Colégio, mais uma vez, esteja em primeiro lugar, afinal de contas o Dom Bosco é: Forte no Ensino. Sólido nos Valores.