Tecnologias educacionais: como usar ferramentas digitais para melhorar a aprendizagem dos alunos

tecnologia-educacional

Com a pandemia, as tecnologias educacionais se fortaleceram ainda mais nas escolas, afinal, tornaram-se a solução possível e viável para assegurar as rotinas de atividades e aulas durante o isolamento social, necessário para o combate ao coronavírus. Além de garantir a aprendizagem dos estudantes, o formato trouxe à berlinda a força do ensino híbrido e evidenciou modelos que vieram para ficar. Por essas e outras razões, o uso das ferramentas digitais foi aprimorado e virou realidade nos colégios.

Bastante importante na construção do processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia revolucionou a educação nos últimos anos. Desenvolver competências digitais é um desafio diário aos professores, aos demais profissionais do ambiente escolar e também aos alunos.

Vale lembrar ainda que o desenvolvimento das competências digitais está em total sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois são fundamentais para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que garantem, por exemplo, o desenvolvimento de importantes habilidades para o futuro. Uma tendência que exige a reorganização dos processos escolares em todo país nos diferentes níveis da educação básica.

Mas, afinal, o que são as ferramentas digitais?

Imprescindíveis para a realização de inúmeras atividades no espaço escolar, as ferramentas digitais permitem a aplicação real da tecnologia em sala de aula para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Na prática, os computadores, smartphones e tablets, entre outros aparelhos e dispositivos, serão estratégicos para intensificar a comunicação e facilitar o acesso à informação, além, é claro, de favorecer a produção de conhecimento.

Além de todas essas vantagens, as ferramentas digitais expandem as possibilidades de atividades e favorecem as interações para muito além da sala de aula. Dessa forma, o uso da tecnologia digital é essencial às escolas que querem garantir qualidade e uma experiência agradável e intuitiva aos seus alunos.

Benefícios das tecnologias educacionais em sala de aula

1. Gera aproximação entre alunos e professores

Sem dúvida alguma, a utilização das ferramentas digitais aproxima professores e alunos, tornando-se um recurso bastante positivo para o relacionamento no espaço escolar. O educador, ao utilizar meios e plataformas que chamam a atenção de crianças e adolescentes, favorece a troca de conhecimentos e a atualização de metodologias capazes de despertar a atenção e o interesse dos estudantes.

2. Atiça a curiosidade para o aprendizado

A boa utilização das tecnologias educacionais também torna a sala de aula muito mais atraente. Além das ferramentas digitais despertarem a curiosidade dos alunos, elas deixam o aprendizado mais agradável e inteligente.

3. Impacta positivamente na qualidade da aprendizagem

Em vários aspectos, as ferramentas digitais trazem incríveis vantagens às metodologias de aprendizagem, que se tornam mais eficientes e capazes de apresentar novos caminhos em relação ao ensino tradicional.

As tecnologias educacionais em sala de aula garantem muitos diferenciais. Veja:

  • Um melhor acesso a materiais extras
  • Grande flexibilidade nas atividades realizadas
  • Garante uma comunicação efetiva
  • Assegura uma abordagem completa e bastante embasada sobre os mais variados temas
  • Facilita e enriquece as pesquisas
  • Favorece o acesso a conteúdos ricos e diversos sobre as matérias

4. Amplia a interação e o engajamento dos estudantes

Altamente conectada, a chamada geração Z faz uso contínuo da internet, dos mais diversos dispositivos e recursos tecnológicos no seu dia a dia. Saber aproveitar esse universo é essencial para engajar os estudantes na escola.

Sem dúvida alguma, a tecnologia ajuda a despertar o interesse e manter a atenção de crianças e adolescentes.

5. A escola se destaca no mercado

Além de todas essas vantagens, o investimento nas tecnologias educacionais também garante um diferencial competitivo para a escola. Além de ser fundamental para reter alunos, essa aposta melhora a percepção positiva de toda a sociedade em relação à instituição de ensino.

6. A personalização da jornada de aprendizagem se torna real

Certamente, um dos grandes méritos das tecnologias educacionais está na possibilidade de personalizar a jornada de produção do conhecimento do aluno, tudo isso levando em consideração as suas necessidades pessoais e acadêmicas. A possibilidade do acompanhamento mais individualizado por parte do educador, que tem acesso a dados e outras informações para uma melhor intervenção pedagógica, garante um desenvolvimento eficiente, além de assegurar o êxito do processo de ensino e aprendizagem.

7. Retorno mais rápido aos alunos

Com as ferramentas digitais, dá para potencializar os resultados das tarefas de casa. Fundamentais para o aprendizado, os estudantes podem ter correção e feedback mais ágeis com o uso das ferramentas digitais.

As soluções em tecnologia do SAE Digital fazem a diferença

No Dom Bosco by SAE Digital, os alunos e professores têm à disposição importantes ferramentas digitais. O ensino de qualidade é assegurado por meio da inovação na educação e de soluções que revolucionam as rotinas em sala de aula.

Conheça alguns dos diferenciais oferecidos:

  • Os livros físicos utilizados no Dom Bosco by SAE Digital vêm acompanhados de recursos digitais: a proposta é garantir uma experiência de aprendizado mais contagiante e significativa para os estudantes

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): essa ferramenta, que foi essencial na fase mais crítica da pandemia, reúne de tudo um pouco – desde a análise de dados educacionais até a sala de aula virtual com videoaulas. Há ainda atividades, planos de estudo, entre outros materiais.

  • Livro Digital: reproduz todo o conteúdo presente nas obras impressas, mas em formato eletrônico. Dessa forma, esse material pode ser acessado on-line ou off-line. Outro diferencial é que o painel de ferramentas simula os recursos disponíveis na lousa digital. Para garantir uma aprendizagem diferenciada, ele ainda oferece jogos, animações, simuladores e ferramentas de edição para que seja possível a interação do aluno com os diversos assuntos trabalhados pelos professores.

  • Simulados on-line: trata-se de um recurso interessante e pertinente ao acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem do aluno, pois permite avaliar o progresso dos estudantes e ainda contribui para a aquisição e consolidação de conhecimentos.

  • Plataforma literária: disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), essa ferramenta estimula a prática da leitura. Esse recurso oferece um projeto de leitura para cada livro recomendado, com atividades preestabelecidas para seis semanas.

  • Avaliações diagnósticas on-line: essencial para garantir a evolução do processo de ensino e aprendizagem, essa ferramenta disponibiliza dados e informações relevantes relacionadas ao desempenho de cada aluno, incluindo competências e habilidades alcançadas em cada fase das atividades escolares. Além de avaliar o nível de conhecimento, esse recurso ajuda a identificar dificuldades e favorece a elaboração de estratégias para sanar os mais variados problemas.

  • Realidade aumentada: ferramenta bastante moderna e ágil, ajuda na compreensão dos conteúdos ao permitir captar os marcadores das páginas do material didático e gerar projeções gráficas digitais que tornam a rotina de estudos mais instigante.

  • Portal: é o espaço que municia os educadores com tudo o que precisam para as mais diversas demandas – projetos temáticos, atividades de sistematização, simulados, banco de provas e áudios, além dos livros de professor e coordenador.

** A sua escola pode fazer a diferença também com os recursos utilizados no Dom Bosco by SAE Digital. Para mais informações, fale com um dos nossos especialistas.

A implementação das ferramentas digitais tornou-se praticamente uma medida obrigatória na educação básica. Além de forte aliada no processo de ensino e aprendizagem, é impossível pensar no engajamento de crianças e adolescentes sem o suporte da tecnologia.

A geração Z descobre o mundo por meio das telas e dispositivos eletrônicos. Para conquistar a sua atenção e tornar o ambiente escolar atraente, é necessário que os educadores se apropriem das ferramentas digitais e garantam o protagonismo dos estudantes em cada atividade proposta, proporcionando uma troca rica de experiências e a produção conjunta do conhecimento.

As tecnologias educacionais favorecem a jornada de protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento. Por meio das ferramentas digitais, é possível propor ações mais interativas, que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades que farão toda a diferença no futuro.

Pais e responsáveis têm papel importante para o sucesso das tecnologias educacionais

Diante de tantas inovações tecnológicas, os pais e responsáveis também devem agir para garantir uma boa relação dos filhos com essas ferramentas digitais. Nesse quesito, entram em cena questões como a definição de limites na utilização desses dispositivos. É dentro de casa que o uso correto, seguro e responsável da tecnologia precisa ser aprimorado.

Na chamada sociedade da informação, educar vai muito além do investimento em aparatos tecnológicos e de saber utilizá-los no dia a dia. Além de compreender como usar a ferramenta digital, crianças e adolescentes precisam fazer isso de maneira responsável, ética e segura. Nas famílias e na escola, é dever de todos favorecer essa relação sadia, evidenciando quais são as consequências da aplicação inapropriada da tecnologia não apenas para o indivíduo, mas também para a sociedade.

Aos pais e responsáveis: algumas ações favorecem a boa utilização da tecnologia no cotidiano. Observe:

1. Demonstre interesse nos assuntos

Conquistar a confiança dos filhos é o primeiro passo para o sucesso do relacionamento de pais e responsáveis quando o assunto é tecnologia. É essencial saber como é a rotina dos jovens na rede, além de compreender que dispositivos, aplicativos e recursos utilizam. Crie o ambiente propício para essa troca e diálogo.

2. Interaja de forma real

Faça parte da rotina dos seus filhos no ambiente digital. Além da troca de ideias, troque experiências em jogos e outras atividades. Dá para buscar informações juntos para um trabalho ou até mesmo para um lazer em família, além de conhecer redes sociais, aplicativos e outras plataformas usadas por eles.

3. O bom diálogo em primeiro lugar sempre

Propicie, no dia a dia, uma rotina baseada na troca aberta e sem julgamentos. Mantenha uma conversa acolhedora, simples e direta para garantir instrução e orientação necessárias, além de esclarecer dúvidas e chamar a atenção para riscos e perigos. Não esqueça ainda de verificar a classificação indicativa de conteúdos e a faixa etária a que se destinam. Deixe claro o porquê de tanta cautela e de determinadas negativas/proibições relacionadas ao universo on-line. Bloquear materiais impróprios também é fundamental.

4. É saudável impor regras e limites

Nem sempre é fácil determinar limites quando o assunto é o uso da tecnologia. De qualquer forma, para evitar exageros e situações que coloquem em risco a integridade dos filhos, uma autonomia supervisionada é a solução perfeita, ou seja, o acesso tem que ser de acordo com determinadas questões definidas previamente pelos pais e responsáveis. Definir o tempo de uso, com horários bem estipulados, é um bom caminho para começar.

Seguramente, as tecnologias educacionais transformaram as rotinas no espaço escolar. Trazer as principais ferramentas digitais para a metodologia de ensino amplia as possibilidades do processo de ensino e aprendizagem, além de favorecer o envolvimento dos estudantes. Invista nessa ideia.

Favorecer a aplicação da tecnologia em sala de aula, além de garantir o engajamento de toda a família nesse desafio, faz parte da missão do Dom Bosco by SAE Digital, que sempre busca estratégias positivas para a construção de uma jornada de protagonismo aos estudantes na produção do conhecimento. Compartilhe essa proposta e conheça os nossos diferenciais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio!