Técnicas ajudam a desenvolver hábito de leitura

Técnicas ajudam a desenvolver hábito de leitura

Simples atitudes aplicadas à rotina fazem alunos começarem a ler frequentemente.

Não é de hoje que os alunos são aconselhados a manterem o hábito de leitura, pois de fato auxilia a escrita, aumenta o vocabulário e promove o conhecimento. Mesmo sabendo disso, é normal que crianças, adolescentes e até adultos encontrem dificuldades para se manterem fiel a leitura.

São através de pequenas atitudes que os estudantes conseguem se habituar a ler. A seguir, estão três práticas que - se aplicadas na rotina - podem ajudar a aumentar a lista de livros lidos no ano.

Desconecte-se de todo tipo de tecnologia e pegue um livro.

Comumente os alunos leem apenas o que lhe é proposto ao invés de buscarem novas referências. Vizualisam as redes sociais em vários momentos do dia, clicam nos conteúdos mais acessíveis ou que ganharam grande repercussão e fazem leituras rápidas de textos curtos feitos para web. O resultado disso é o costume de leituras rasas e o vicio em textos online.

O conteúdo disponível na internet pode ser muito enriquecedor, mas os livros são outro tipo de mídia que tem um enorme peso cultural. Por isso é importante um momento para separar a tecnologia do livro. Até mesmo se o livro estiver disponível nas platarformas digitais, é preciso desconetar as notificações, redes sociais e evitar se destrair com outras coisas.

Estabeleça metas diárias.

É preciso definir metas diárias de leitura e superá-las com o passar do tempo. Ninguém adquire um hábito da noite para o dia, por isso é indicado começar devagar e acelerar aos poucos.

O ideal é conseguir ler no mínimo 20 páginas por dia, o que pode ser feito em menos de um hora. O importante é manter um ritmo e tentar não procrastinar. Dessa forma, em um ano é possível ler o equivalente a 36 livros com 200 páginas cada.

Arranje tempo e leia

A manhã é o período do dia mais produtivo para ler, pois o cérebro está descansado. Por esse motivo, seria interessante acordar alguns minutos mais cedo para ter um tempo dedicado a leitura. Outras soluções são subtituir outras coisas, como um episódio de série a menos ou quem sabe vinte minutos a menos nas redes sociais.


Fonte: noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/09/18/1131428/tecnica-ajuda-ler-trinta-livros-ano.html
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.