Seu filho toca algum instrumento musical?

Confira 10 benefícios da habilidade instrumental!

A música possui um papel importante na educação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser apontado como facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração, o respeito ao próximo e da afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
 
Quer conhecer 10 dos benefícios de tocar um instrumento musical para as crianças?
 
 
1. Aumento da atividade cerebral
Tocar um instrumento musical proporciona um aprimoramento nas atividades e funções cerebrais. Isso quer dizer que se tocar violão, o aprendiz também estará lutando contra a degeneração cerebral a médio e longo prazo.
 
2. Aumento da capacidade de memorização
Estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimulam o cérebro e podem aumentar a capacidade de memorização. De acordo com um artigo da revista online The Telegraph, "nova pesquisa sugere que tocar um instrumento musical regularmente altera o formato e a potência do cérebro e que a música pode ser usada como uma terapia para melhorar as capacidades cognitivas".
 
3. Melhora das habilidades de trabalho em equipe
Trabalho em equipe é um aspecto muito importante. Por vezes, tocar um instrumento requer que se trabalhe com outras pessoas, para juntos fazerem música. Em uma banda ou orquestra, por exemplo, é preciso aprender sobre cooperação e colaboração. Também é necessário aprender a escutar o outro e, somente assim, será possível tocar em harmonia. 
 
4. Ensina a ser perseverante
Aprender a tocar um instrumento musical requer muito esforço e dedicação, o que poderá ensinar sobre paciência e perseverança. A maioria das pessoas, inclusive, não consegue tocar uma música perfeitamente na primeira vez, exigindo muito treino.
 
5. Melhora da coordenação motora
A arte de tocar um instrumento musical requer muita coordenação, muitas vezes, entre os olhos e as mãos. Ao ler as notas musicais em uma pauta, por exemplo, o cérebro converte aquela nota em movimentos específicos, padrões motores e, ainda, adicionam ritmo a isso. Assim, há uma melhora na coordenação motora dos aprendizes.
 
6. Melhora das habilidades em Matemática
Ler uma partitura também requer que o leitor faça algumas contas, como para entender sobre a matemática dos tempos e dos ritmos. Com isso, pode até ajudar os alunos com Matemática. Aprender sobre teoria musical também pode ajudar bastante. Estudos mostram que estudantes que tocam instrumentos musicais ou estudam artes geralmente são melhores em Matemática e tiram notas mais altas nesta disciplina do que os demais. 
 
7. Desenvolvimento da socialização
Considerada uma “linguagem universal”, muitas vezes a música tem o poder de unir as pessoas. Quando aprendemos a tocar um instrumento, criamos oportunidades de fazer novos amigos e de socializar com pessoas diferentes. Assim, a aula de música vai estimular interações com outros estudantes e professores.
 
8. Melhora da concentração 
Tocar música requer concentração, tanto na afinação, no tom, no tempo, no ritmo, na duração da nota e no timbre. Tocar música com outras pessoas requer ainda mais concentração, para escutar o
que os outros estão tocando também. 
 
9. Melhora da leitura e habilidade de compreensão
De acordo com um estudo publicado no jornal Psychology of Music (Psicologia da Música), "crianças expostas a um programa de vários anos de ensino de música envolvendo treinamento complexo de ritmo, tonal e habilidades práticas apresentam uma performance cognitiva muito superior em leitura do que outras crianças que não tiveram o treinamento musical”.
 
 
10. Incentivo da autoexpressão e alívio do estresse
Música é arte e, assim como um pintor pode expressar suas emoções em um quadro, um músico pode se expressar por meio da sua música. Isso pode ser uma forma de aliviar o estresse e também uma grande forma de terapia, tanto para crianças quanto para adultos!