Seu filho tem medo do escuro?

Saiba como ajudá-lo a superar esse medo.

O medo é uma reação básica de proteção do organismo, que prepara o nosso corpo para fugir de situações de perigo. As crianças podem ter vários tipos de medo e um deles é o medo do escuro, que faz parte do desenvolvimento emocional da criança. Geralmente, o medo do escuro começa aos três anos de idade, desaparecendo por volta dos seis anos.
 
É na hora de dormir onde a criança, por vezes, se sente desprotegida, pois tem que se “desligar” da presença dos pais e da segurança que os adultos oferecem durante o dia. Então, quando a luz se apaga e as crianças não enxergam nada, a escuridão passa a esconder os perigos de sua própria imaginação.
 
Procure deixar a lâmpada do banheiro, do corredor ou um mini abajur aceso até que seu filho durma. Evite que ele assista a filmes e desenhos muito barulhentos e fique atento à classificação indicativa dos
conteúdos que ele consome. Para que ele se sinta seguro, você pode deixar a porta aberta ou dar algum brinquedo que ele possa abraçar.
 
Compreendendo o porquê do seu filho ter medo do escuro, fica mais fácil explicar e conversar com ele, ajudando-o a superar essa fase e a enfrentar suas próprias fantasias.
Vamos lá?