Segurança escolar: como garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos

segurança escolar

Garantir a segurança escolar é um dos grandes desafios das instituições de ensino de todo o planeta. Infelizmente, todos os anos, a sociedade é impactada por notícias de ataques a colégios, entre outras questões delicadas. Diante de tantos fatos, o receio deixa pais, alunos, professores e demais profissionais da educação em estado de alerta.

Em novembro de 2022, em Aracruz, no Espírito Santo, um adolescente de 16 anos comandou ataques a duas escolas da cidade, que provocaram 4 mortes e resultaram em mais de 10 pessoas feridas. Fatos como esse alimentam a insegurança e servem de provocação para um repensar de processos e estratégias para coibir novas tragédias ou até mesmo inibir outros problemas.

O bem-estar de crianças e adolescentes em sala de aula depende da segurança no ambiente escolar. A adoção de medidas preventivas nas mais variadas esferas também deixa os pais e responsáveis bastante tranquilos. Enfim, todas essas iniciativas são essenciais para assegurar o êxito da relação ensino e aprendizagem.

Vale a pena lembrar que a segurança escolar vai muito além de evitar a violência e o acesso de pessoas estranhas ao local de ensino. Ela deve ser vista como sinônimo de acolhimento e de liberdade nesse espaço com o objetivo de permitir um desenvolvimento saudável a todos os estudantes.

A escola é peça-chave na formação de meninos e meninas. Trata-se do local em que passam a maior parte do dia em diferentes fases da vida, tornando-se também o ambiente em que ocorrem as primeiras experiências de socialização de muitos deles.

Por essas e outras razões, é fundamental construir uma escola segura para todos os seus agentes e a comunidade à sua volta. A aprendizagem efetiva depende desse conforto em sala de aula e nas demais dependências da instituição.

O assunto merece debates amplos e deve ser prioridade no planejamento dos gestores escolares, afinal, esse é um dos quesitos analisados pelos pais e responsáveis na hora de escolher uma instituição de ensino. Para favorecer a discussão, vale a pena avaliar o resultado da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSe), de 2019, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada em 2022.

De acordo com o PeNSe, 17,3% dos estudantes consultados relataram que faltaram a alguma aula devido a problemas com segurança. O quadro é alarmante: em 2009, quando teve início a pesquisa, esse número era de apenas 8,6%. O estudo, que tem o apoio do Ministério da Educação, conta com a participação de adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos.

Os dados pioram nas escolas públicas (19,3%), mas também são preocupantes nas instituições de ensino privadas (12,1%). Estudantes do sexo feminino lideram o ranking de vítimas desse problema - 20%. Alunos do sexo masculino totalizaram14,4%.

Estrategicamente, um ambiente realmente seguro vai facilitar a captação de novos alunos. Em um mercado altamente competitivo e repleto de oportunidades e benefícios, destaca-se a instituição capaz de oferecer segurança escolar em todos os seus aspectos.

Qual é o papel da gestão escolar na criação de um ambiente seguro e acolhedor?

Cabe à administração escolar favorecer a construção de um ambiente seguro nos mais diferentes aspectos. A escola deve ser um espaço democrático, no qual os estudantes possam se expressar à vontade, acolhedor e que ainda ofereça proteção.

Essa gestão mais democrática e participativa garante o respeito às diferenças, ou seja, enaltece a valorização da diversidade e torna a escola um lugar que coíbe discriminações e preconceitos. Essas atitudes tornam o ambiente escolar mais acolhedor e seguro.

Em um mundo altamente conectado e com tantas mudanças nos lares brasileiros, é essencial oferecer cuidados à saúde mental. O mundo digitalizado transformou as rotinas de crianças e adolescentes, com aspectos positivos e negativos.

Questões urgentes, como o bullying, o cyberbullying e a violência sexual, podem ser inibidas por meio de inúmeras iniciativas no espaço escolar. Para que esse sonho se torne realidade, no entanto, é essencial que haja o engajamento das famílias e da escola em prol de um diálogo mais aberto, além do combate aos estereótipos ou ideias ultrapassadas.

Pais e responsáveis: como a escola pode passar confiança e segurança?

A confiança é a base da construção de um bom relacionamento entre as famílias e a escola. A segurança escolar depende dessa parceria para ser um sucesso.

Além de garantir a efetivação de matrículas, essa relação de cumplicidade propicia um trabalho conjunto, eficiente e respeitoso no cuidado com os alunos. Afinal, se pais e responsáveis confiam na gestão da administração escolar, com certeza serão aliados nas mais diversas iniciativas e terão papel de destaque para a criação de uma instituição mais segura.

Para criar uma escola que seja de fato segura, é necessário investir em uma comunicação ampla, direta, objetiva e participativa com toda a comunidade escolar. Pais, responsáveis e todos os demais agentes devem assumir seus papéis nesse processo.

Caminhos para aumentar a segurança escolar

1. Investir na análise de riscos e promover rondas de segurança em torno da escola são essenciais

Há perigos que podem se esconder no entorno da escola. Por isso, para garantir uma escola mais segura e proteger as crianças e adolescentes, é indispensável monitorar indicadores, como assaltos na região, e analisar, inclusive, a infraestrutura próxima. É necessário mapear lanchonetes e bares ao redor para coibir a venda de bebidas alcoólicas, por exemplo, além de avaliar o efetivo policial presente no local. Com um diagnóstico completo, a gestão administrativa escolar pode ampliar a segurança por meio de rondas e até fazer solicitações pertinentes ao poder público. Esse checklist traz grandes soluções.

2. É fundamental capacitar e dar orientação à equipe escolar

Sem o envolvimento de todos os times que fazem parte da instituição, fica complicado garantir a segurança escolar. Treinamentos e reuniões com o objetivo de conscientizar cada um desses profissionais sobre as suas responsabilidades são medidas que fazem toda a diferença.

3. O bom monitoramento das entradas e saídas da escola é obrigatório

O entra e sai típico no dia a dia de uma escola precisa de uma atenção pra lá de especial. Além dos agentes frequentes (professores, demais profissionais da educação e outros colaboradores), outras pessoas circulam por esse ambiente.

Nesse caso, o controle de acesso é primordial. Ele será capaz de inibir qualquer tentativa de entrada não permitida. Além das carteirinhas tradicionais, é essencial avaliar aplicativos e outras medidas tecnológicas que intensificam a proteção. A preparação dos profissionais que atuam nessas áreas também não pode ser negligenciada.

Há catracas inteligentes, que liberam o acesso de pessoas cadastradas pela gestão administrativa escolar, mas vale a pena também evitar aglomerações. Há soluções que podem reduzir o fluxo exagerado nas entradas, como a variação do início e término das aulas das turmas dos mais diversos níveis da educação básica.

4. O respaldo de profissionais especializados em segurança é necessário

Quanto maior a escola, mais necessária é a contratação de profissionais capacitados para ações voltadas à segurança. É primordial buscar as melhores referências no mercado, afinal, elas devem compreender as particularidades de uma instituição de ensino.

5. Câmeras de segurança devem estar integradas ao espaço escolar

Além de inibir comportamentos inadequados, violência, vandalismo e atos libidinosos, as câmeras de segurança facilitam o controle das entradas e saídas. Fora isso, elas ajudam a coibir casos de bullying e outras agressões, sejam elas verbais ou físicas.

6. Um trânsito organizado favorece a segurança

É fundamental que os pais evitem a aglomeração de carros na frente das escolas nos horários de pico. Além de ser um incômodo, essa movimentação descontrolada pode propiciar acidentes e até mesmo ações de criminosos em busca do melhor momento para agir. Fora isso, o vaivém causa incômodo e desconforto para todos. A colaboração das famílias é essencial nesse momento.

7. Comportamentos estranhos devem ser avaliados

Atitudes e posturas estranhas não podem jamais ser ignoradas no ambiente escolar. O perigo, infelizmente, pode estar escondido entre os próprios alunos e trazer riscos e consequências graves.

Essa troca de informações, com todo zelo e discrição, deve fazer parte das rotinas escolares. As reuniões constantes com a família desse aluno, que também deve ser chamado para conversas e, se necessário, encaminhado para as devidas orientações, deve ser uma realidade.

Esse olhar atento também ajuda a identificar sinais de depressão, de isolamento e até mesmo identificar problemas de comportamento e queda no desempenho escolar. Se o aluno também vive em busca de atenção ou tem ações que causam constrangimento nos demais, é preciso que os educadores estejam atentos.

8. Garanta a segurança dos dados escolares

Com a recém-promulgada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o avanço das redes sociais e o boom tecnológico, é essencial o cuidado com as informações no ambiente escolar. É preciso investir em um bom sistema, que seja um ambiente criptografado e com acesso apenas por senha.

É enorme a variedade de dados coletados em escolas, por isso, é primordial ter muito cuidado com o tratamento dessas informações no estabelecimento de ensino. Nesse caso, ter à disposição uma governança de dados e um canal do titular é fundamental. Essa medida garantirá ao Poder Jurídico e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a segurança da escola e dos indicadores de sua comunidade escolar.

Importante: a segurança escolar também passa pela gestão financeira. Evitar deixar muito dinheiro nas dependências da escola é importante. Aposte em formas de pagamentos digitais para evitar problemas.

9. A avaliação constante da infraestrutura deve ser sempre prioridade

Afastar o risco de acidentes e garantir a qualidade do ensino é essencial para o êxito da segurança no espaço escolar. Estruturas antigas e materiais de péssima qualidade podem ser um perigo nas rotinas em sala de aula.

10. Invista em planos de emergência na sua escola

Por mais que tudo esteja sob controle, imprevistos acontecem e é obrigatório estar preparado para agir em caso de acidente ou violência na escola. Desenvolva, com o suporte de profissionais especializados, planos de contingência para os mais diversos problemas. Promova, por exemplo, o treinamento de equipes, determine rotas para hospitais e estabelecimentos de saúde mais próximos, invista nos materiais e na preparação para ações de primeiros socorros.

Seguindo todos esses passos, a segurança escolar será uma realidade. Para que seja perfeita, sem dúvida alguma, é fundamental que exista o engajamento com as famílias.

O envolvimento de toda a comunidade escolar, por meio de uma gestão de segurança, favorece a conscientização dos alunos e de todos os demais agentes. Uma comunicação eficiente e democrática traz maravilhosos resultados. Aposte nisso!

Abrir espaço para ações que favoreçam a segurança escolar, envolvendo toda a comunidade, faz parte da missão do Dom Bosco by SAE Digital. Garantir o bem-estar dos nossos estudantes nas nossas escolas, com todo o acolhimento necessário, transforma as rotinas em sala de aula e resulta em um aprendizado de qualidade. Conheça os nossos diferenciais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio! Para mais informações, fale com um dos nossos especialistas.