Prova Brasil do ensino médio será realizada em todas as escolas em 2017

Prova Brasil do ensino médio será realizada em todas as escolas em 2017

Neste ano, a Prova Brasil passará a ser aplicada para o ensino médio em escolas públicas e privadas do país de todo país.

O Inep, responsável pela aplicação, anunciou que todos os alunos do 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, farão a Prova Brasil no segundo semestre de 2017.

A avaliação foi transformada em censitária, ou seja, representará a totalidade das escolas, e não apenas por amostragem, como costumava ser. A decisão foi tomada pelo Inep juntamente com os representantes do Ministério da Educação, do Tribunal de Contas da União e da Corregedoria Geral da União em uma audiência pública.

O objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que utiliza os resultados da Prova Brasil e informações sobre a aprovação ou repetência dos estudantes.

A edição de 2017 será a maior da história do sistema em função da ampliação da avaliação nas escolas de Ensino Médio. Com isso, não só as escolas públicas do Ensino Fundamental, mas também as de Ensino Médio, públicas e privadas, terão índices individuais no Ideb.

Anteriormente, a contratação de empresas para aplicar o exame era por dispensa ou inexigibilidade de licitação junto a instituições com notório saber. Porém, este ano a contratação será por licitação e o pedido deverá ser aberto a partir da segunda semana de maio.

Está previsto a participação de mais de 7 milhões de estudantes. Desses, 4,7 milhões são alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental público; e 2,3 milhões, do 3º ano do Ensino Médio público e privado.

Fonte:

portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/audiencia-publica-recolhe-contribuicoes-para-a-aplicacao-do-maior-saeb-da-historia/21206
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO