Por que a infância é a idade ideal para se tornar bilíngue

Por que a infância é a idade ideal para se tornar bilíngue

Entenda porque a infância é a melhor fase para aprender um novo idioma.

Segundo especialistas, o contato com um segundo idioma pode ocorrer após os dois anos de idade, quando a criança começa a falar e entender a língua materna. Um idioma estrangeiro pode ser aprendido em qualquer período da vida de uma pessoa, mas a infância e adolescência são as melhores fases para aprender. Com o passar do tempo, o cérebro se compromete com a língua materna, dificultando o aprendizado de outro idioma.

Até os quatro anos é a melhor idade para assimilação de novos fonemas e consequentemente para o aprendizado de um idioma sem sotaque. É possível esperar que a criança conheça várias palavras e compreenda frases simples da rotina. Nesse caso, a participação da família é uma peça importante. É interessante que os pais tenham o hábito de praticar o novo idioma em casa para que a criança entenda melhor o que cada coisa se significa.

É por volta dos sete anos em que se consegue distinguir sozinho as diferenças de linguagem. Por isso que a alfabetização também começa nessa fase. Então, se a família não tem a vivência prática de outro idioma o ideal é que a criança comece a aprender outras línguas nessa faixa etária.

Quem começa cedo na aprendizagem do segundo idioma e segue nele até os dez anos têm a base do novo idioma consolidada no cérebro a longo prazo. Na fase de cinco a dez anos pode se esperar que a criança conheça um arsenal maior de palavras, entenda letras de música e consiga ler e escrever pequenos textos.

Para que os pequenos entendam e se interessem cada vez mais, o ensino deve ser de forma lúdica. Colocá-los em aulas complicadas e cansativas pode ocasionar rejeição em relação ao idioma. Eles não costumam ficar estressados brincando. Da mesma forma, se o ensino for dosado entre atividades lúdicas de alta e baixa energia e recursos, a aula será divertida e envolvente.

Além disso, o aprendizado deve estimular formas múltiplas de inteligência e quanto antes for iniciado, mais competências serão desenvolvidas, tais como: competência comunicativa, sociocultural, estrutural e pragmática.

A partir dos 11 anos o aluno consegue aprender em menos tempo. As estruturas formais da língua materna já se enraizaram, o cérebro está na melhor fase para aprender novas palavras estrangeiras em menos tempo. É quando começa a ser notável um grande conhecimento de palavras, fluência oral e capacidade para assistir a filmes sem legenda.

Por mais que a infância seja a época ideal para se tornar bilíngue, nunca será tarde para aprender, mas se há a oportunidade de aprender um novo idioma, a criança ou o adolescente e os pais não deves desperdiçar.

Fonte:

educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-bilingue-390704.shtml


noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2016/10/11/1144456/let-s-talk-idade-ideal-aprender-segundo-idioma.html


vilanovaconceicaosp.com.br/filhos-qual-a-melhor-idade-para-aprender-outro-idioma
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.