O que fazer para escolher o curso na faculdade

O que fazer para escolher o curso na faculdade

Confira algumas dicas para decidir em qual curso ingressar.

A dúvida do que fazer na faculdade começa a rodear os estudantes que já estão se aproximando do vestibular e Enem. São muitas perguntas e incertezas sobre qual curso escolher, mas é isso é comum, principalmente no Ensino Médio. É uma fase para buscar conhecer a si mesmo e pesquisar as possibilidades de cursos e carreiras. A ajuda de amigos e familiares é importante nesse momento, mas se concentre em quem você é e nos caminhos que lhe interessa viver – não nos que agradam só as pessoas próximas.

Uma dica importante para os vestibulandos é não pensar apenas no curso, mas também nas carreiras a seguir e trabalhos que gostaria de executar. Porém, não ache que precisa ter sua vida em mente tão cedo, na universidade você descobrirá muitos caminhos novos e possibilidades diferentes, só tente idealizar o que você gostaria de fazer e busque cursos relacionados a isso. Afinal, não adianta escolher um curso de graduação sem ter ideia do que vai fazer com ele.

Jamais escolha um curso pelo senso comum, busque informações de fontes confiáveis como profissionais e professores da área, pesquise mais a fundo do que se trata, quais as melhores instituições de ensino, a grade das matérias, oportunidades de estágios e trabalhos, etc.

Em relação as opções de profissões escolhidas pergunte-se: Que atividades terei de fazer nessa profissão e vou gostar? Que atividades terei de fazer e não vou gostar? Que atividades não farei, mas gostaria de fazer? Que atividades não farei e não gostaria de fazer? Depois considere se as desvantagens compensam. Por exemplo, se não consegue ver sangue e ainda assim quer fazer Medicina, vale se perguntar por que você quer tanto essa carreira e se o saldo será positivo no fim do processo.

Não tenha receio de escolher um curso que pareça muito fácil ou difícil. Saiba que não existem cursos mais difíceis, e sim pessoas mais dedicadas. Também não espere entrar na faculdade achando que tudo será fácil, porque você terá que se empenhar para obter bons resultados, independente da sua escolha de curso.

É importante não pensar que a escolha do curso terá que ser uma decisão definitiva. Se você ingressar em uma área e sentir que ela não combina com você, repense sua decisão. Muitas instituições oferecem formas de transferência de um curso para o outro ou de universidades com matérias equivalentes. Errar na escolha não é um caminho sem volta e qualquer conhecimento adquirido nunca será um desperdício.

Fonte:
guiadoestudante.abril.com.br/universidades/como-escolher-o-curso-que-melhor-se-encaixa-em-seu-perfil