O PROFESSOR DO SÉCULO XXI

O PROFESSOR DO SÉCULO XXI

Para celebrar o Dia do Professor e mostrar como é ser um professor no século XXI, entrevistamos um profissional que faz a diferença em sala de aula com diferentes métodos de ensino e uso de tecnologias. Israel Pereira de Souza é professor de Matemática do Colégio Bilotta, de São Paulo – SP, há três anos e realiza um trabalho inspirador. Confira o bate-papo com ele!

Dom Bosco: Qual é a sua formação?

Israel: Sou formado em Matemática, com bacharelado e licenciatura.

Dom Bosco: Como você se atualiza em sua profissão?

Israel: Durante cinco anos, fiz um curso de matemática aplicada a vida e isso tem me ajudado bastante a ensinar a disciplina de forma prática, despertando o interesse dos alunos. Além disso, atualmente faço o curso de Engenharia Elétrica e com isso pratico bastante os conceitos matemáticos e cálculo.

Dom Bosco: Como você faz para despertar o interesse da nova geração de alunos, que são conectados, dinâmicos e difíceis de prender a atenção?

Israel: Tenho alguns métodos diferentes. Acredito que o segredo não é ensinar matemática e sim torná-la mais bonita. Por exemplo, para ensinar trigonometria, levo meu violão para a sala de aula e canto músicas para ajudar os alunos a fixarem conceitos como seno e cosseno. Outro exemplo é que ensino multiplicação com os dedos, é uma brincadeira que faço com os alunos e incentivo que eles ensinem aos seus pais e amigos.

Dom Bosco: Você usa tecnologia em sala de aula?

Israel: Uso frequentemente, sempre que termino um assunto da apostila. Gosto de usar o aplicativo GeoGebra com os alunos, que é um software de modelagem, para ensinar assuntos como circunferência, seno e cosseno e triângulo por meio de animação. Já utilizamos bastante também o Mangahigh, ferramenta que permite que os alunos aprendam por meio de jogos matemáticos e usamos o aplicativo inclusive para fazer competições, com prêmios, como forma de engajar os estudantes. Além disso, gosto bastante de levar os alunos para o laboratório de informática e lá ensino por meio de vídeos no YouTube, trazendo a história da matemática e grandes nomes, como Newton.

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO