O impacto da tecnologia na sala de aula

O impacto da tecnologia na sala de aula

A tecnologia na sala de aula tornou-se obrigatória por conta de ajustes feitos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até 2020, a partir das diretrizes estabelecidas no documento, a implementação deveria ser realidade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O 2022 era o prazo para que as escolas de todo o país adotassem esses novos procedimentos em relação ao Ensino Médio

Na prática, o impacto da tecnologia na sala de aula está diretamente relacionado com o desafio de modernizar os recursos e as práticas pedagógicas com a intenção de garantir aos estudantes as habilidades e competências necessárias à vida em sociedade no século XXI. O protagonismo dos alunos é outro ponto de suma importância realçado na BNCC.

Essa readequação da Base Nacional Comum Curricular não ocorre por acaso. Uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais revela que mais de 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet como elemento de apoio nos estudos. A pandemia fez essa tendência virar necessidade, unindo tecnologia e aprendizado

Sem dúvida alguma, há inúmeras vantagens na utilização da tecnologia em sala de aula. A adoção dela causa impactos diretos na aprendizagem, que se torna bastante prática, lúdica e dinâmica. Essas experiências também empoderam o aluno, que fica mais engajado com o conteúdo e ainda desenvolve inúmeras habilidades, como a criatividade e a empatia

O que diz a BNCC sobre a tecnologia em sala de aula

Prevista na Base Nacional Comum Curricular, a tecnologia está presente em praticamente todo o documento, mas são nas competências 4 e 5 que é possível ter uma visão mais abrangente da sua aplicação na prática em sala de aula. Confira o que está definido nesses tópicos da BNCC

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

De acordo com o documento, a competência 4 abre caminho para a utilização de diferentes linguagens – incluindo a digital – como forma de expressão e compartilhamento de experiências. A competência 5, por sua vez, trata do protagonismo do jovem a partir da compreensão, utilização e criação das tecnologias digitais.

Desafios para adotar a tecnologia em sala de aula

O impacto da tecnologia em sala de aula é bastante positivo, mas existem muitos desafios para assegurar a sua efetiva implementação. Um deles diz respeito ao medo dos professores.

Por isso, cabe às escolas a tarefa de oferecer a capacitação necessária aos professores e demais profissionais da educação. Workshops e oficinas podem ajudar bastante no processo, além da troca de experiências com outras instituições de ensino e até mesmo universidades.

Infelizmente, a falta de infraestrutura é outra questão que pode comprometer a boa adoção da tecnologia em sala de aula, sobretudo no que diz respeito ao ensino público. Por isso, vale a pena buscar no mercado empresas que ofereçam soluções educacionais e o suporte necessário para a perfeita implementação desses recursos

Dom Bosco conta com as soluções do SAE Digital

No Dom Bosco, a tecnologia em sala de aula ganha um reforço especial com as soluções oferecidas pelo SAE Digital. Entre as inúmeras ferramentas que são realidade nas atividades escolares, destacam-se

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
  • Videoaula
  • Objeto Digital de Aprendizagem
  • Realidade Aumentada (RA)
  • Livro Digital
  • QR Code
  • Portal

Antes de continuar avaliando os impactos da tecnologia em sala de aula, uma dica: clique aqui e baixe gratuitamente o e-book “O Uso das Tecnologias na Educação – Guia Completo das Tecnologias Educacionais”, do SAE Digital

Dicas de como utilizar a tecnologia em sala de aula nos diferentes segmentos

Educação Infantil

A tecnologia em sala de aula nessa fase privilegia, como determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a interação e a brincadeira. Por essa razão, os momentos lúdicos são priorizados para assegurar o desenvolvimento das aprendizagens esperadas na Educação Infantil

Tecnologias como a Realidade Aumentada, o Livro Digital, animações e vídeos lúdicos são iniciativas recomendadas nesse período. Por meio desses recursos é possível garantir um excelente processo de ensino e aprendizagem.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Uma das características dessa etapa é o estímulo ao desenvolvimento do pensamento lógico, criativo e crítico. Fora isso, torna-se essencial que o aluno argumente, interaja e amplie a sua capacidade de compreensão do mundo.

Dessa forma, nessa fase são recomendadas ferramentas como a Realidade Aumentada, o Livro Digital, a Plataforma Adaptativa e a Plataforma Literária para potencializar o desenvolvimento dos estudantes. Vale ressaltar que esse momento é primordial para garantir maior autonomia e a construção da identidade.

Ensino Fundamental – Anos Finais

Às vésperas do ingresso no Ensino Médio, nesse estágio é fortalecido o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo do estudante. A utilização de recursos como o Livro Digital e a Plataforma Adaptativa e Literária, com exercícios e conteúdos de acordo com a faixa etária e aprendizagens necessárias ao segmento são recomendados. Basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ter acesso.

Ensino Médio e Pré-Vestibular

Além da preparação para assumir novas responsabilidades e ser um agente protagonista, crítico e autônomo da sociedade em que vive, o estudante tem que se preparar de forma intensa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os variados concursos vestibulares. Por isso, nessa fase, além da Plataforma Adaptativa, entram em ação aplicativos com questões de provas dos anos anteriores e a resolução – com o suporte de videoaulas – para que os alunos possam atingir uma boa performance nesses desafios.

Vantagens da adoção da tecnologia em sala de aula

Essas ferramentas tornam as rotinas em sala de aula mais dinâmicas e interativas

Por estarem mais próximos da realidade dos estudantes, esses recursos transformam o dia a dia no espaço escolar mais atraente e propício para o desenvolvimento do conhecimento. Além disso, essas medidas criam conexões com a realidade desses meninos e meninas, permitindo uma preparação completa para a vida em sociedade.

Revitaliza as práticas pedagógicas e abre novos caminhos para o processo de ensino e aprendizagem

Diante do boom tecnológico, tornou-se mais que necessário que a escola se apropriasse dessas ferramentas para oferecer uma formação antenada com o cotidiano das crianças e adolescentes. A adoção desses recursos traz novas possibilidades de abordagem para todas as disciplinas

O ensino fica mais personalizado

As tecnologias adotadas em sala de aula são essenciais para a personalização do ensino. Por meio delas, os alunos tornam-se agentes ativos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, assumem papel de protagonistas na jornada de produção do conhecimento e têm autonomia nessa construção

O acesso à informação é ampliado

A tecnologia proporciona um processo de ensino mais democrático e abrangente, ou seja, o professor não detém exclusivamente o conhecimento. Essa troca saudável com os alunos, que têm a possibilidade de ampliar o repertório antes de uma aula por meio de inúmeras fontes de informação, enriquece o processo de ensino e aprendizagem.

Melhora a comunicação no espaço escolar

A tecnologia também permite uma aproximação maior da escola com as famílias gerando, dessa forma, uma relação maior de confiança. Com as rotinas cada vez mais agitadas, há ferramentas eficientes que podem assegurar essa troca contínua de informações.

Há recursos tecnológicos que trazem notificações em tempo real. Além disso, essas ferramentas garantem a otimização de tempo, assertividade na comunicação, atendimento personalizado, centralização da informação, gerenciamento e segurança, entre outros benefícios. Certamente uma inovação e tanto para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Os estudantes têm um desempenho muito melhor nas atividades propostas

A tecnologia permite acompanhar melhor o rendimento dos estudantes em sala de aula, favorecendo inclusive o aumento do interesse deles pelas atividades. Recursos, como a gamificação, têm contribuído muito para a obtenção de resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.

Vale lembrar que a Pirâmide de Aprendizado, definida pelo psiquiatra norte-americano William Glasser, profissional mundialmente conhecido por conta dos seus estudos sobre o comportamento humano e saúde mental, salienta a força dos recursos interativos para o aprendizado. O modelo gráfico, também conhecido como “cone da aprendizagem”, representa o potencial de absorção de conhecimento que cada modalidade de estudo oferece

A Pirâmide de Aprendizado coloca em evidência duas formas de aprendizagem: a passiva e a ativa. Por meio dela, fica claro como os recursos interativos, entre eles simulações, jogos e animações, são essenciais para favorecer o aprendizado dos estudantes, pois contribuem para uma excelente absorção dos conteúdos das disciplinas.

Explica-se: em situação passiva, diante de uma aula extremamente expositiva ou apenas ouvindo uma explicação, o aluno retém menos conhecimento. Por outro lado, se ele ocupa uma posição ativa, seja em debates ou atividades práticas, essa retenção é muito maior.

Gera aproximação entre professores e alunos

Decerto, a tecnologia teve um impacto muito positivo na relação entre professores e alunos no espaço escolar. Por meio desses recursos, tornam-se parceiros na construção dos saberes e na produção de conhecimento. Há uma sinergia muito positiva, com bastante interação e excelentes resultados na sala de aula.

Aumenta o engajamento dos alunos nas ações desenvolvidas em sala de aula

As tecnologias na sala de aula, por meio das metodologias ativas e da personalização do ensino, além de outros fatores, propiciam um melhor engajamento dos estudantes no espaço escolar. Tal situação resulta em um melhor desempenho nas atividades, nas boas relações entre colegas e profissionais da educação, além do desenvolvimento das soft skills (competências socioemocionais). Essas mudanças também contribuem para a redução da taxa de evasão entre outros aspectos positivos.

A qualidade educacional da instituição de ensino também é incrementada

As mudanças na cultura do estabelecimento de ensino trarão grandes vantagens para o futuro dessa instituição. É preciso atingir a maturidade digital para conseguir se diferenciar e atrair novos alunos

Para tanto, é necessário disrupções internas que propiciem a valorização da comunicação interna, além da adoção de treinamentos de capacitação para os professores e investimentos em infraestrutura. Ficar preso a uma cultura organizacional tradicional não é um bom caminho.

O sucesso da escola depende da perfeita atuação de todos os setores em prol de uma melhor experiência aos alunos. Esse comportamento, inclusive, pode favorecer a retenção e ainda assegurar a atração de novos estudantes.

Conclusão

Seguramente, o impacto da tecnologia em sala de aula é bastante positivo e traz muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem. Cabe à gestão escolar tomar todos os cuidados para que a integração dessas ferramentas ocorra de forma prazerosa para estudantes e professores.

O processo exige todo um planejamento estratégico em prol da construção de uma nova cultura no ambiente escolar. Isso inclui, por exemplo, a diminuição da insegurança, abrir espaço para o diálogo e buscar soluções educacionais confiáveis. Ao garantir a perfeita conexão entre os diferentes agentes envolvidos no processo, teremos uma nova fase repleta de êxito.

Com o suporte do SAE Digital, o Dom Bosco traz a tecnologia para a sala de aula em prol de uma jornada riquíssima de produção do conhecimento para os seus alunos. Conheça os nossos diferenciais na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio!