O DEVER DE CASA REALMENTE É IMPORTANTE?

O DEVER DE CASA REALMENTE É IMPORTANTE?

São inúmeras perguntas que, tanto os alunos quanto os pais, fazem acerca do dever de casa. É importante destacar que a rotina de estudos não acaba quando a aula termina, o estudo deve continuar e a lição de casa é uma forma de fazer com que isso aconteça.

A tarefa que o aluno faz em casa serve para fixar o que foi dado em sala de aula e prepará-lo para novos conteúdos. O professor analisa as atividades que os alunos realizam sozinhos, em casa, e assim pode descobrir quais as dificuldades de cada um e reforçar os pontos necessários para que eles aprendam.

Algumas questões foram listadas e respondidas para sanar as dúvidas frequentes de pais e alunos. Confira:

Qual a importância do dever de casa?

Para o aluno: faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora da escola, fixe o assunto que aprendeu, estabelece uma rotina e construa sua autonomia.

Para o professor: identifica as dificuldades de cada aluno para tratá-las.

Para os pais: podem acompanhar o que o filho está aprendendo na escola e, também, identificar as dificuldades que estão tendo.

Toda lição de casa é igual?

Não. Há três tipos diferentes de lição: a que sistematiza conhecimentos, a preparatória para a aprendizagem e a lição de aprofundamento.

O que a lição de casa trabalha?

  • Especialistas classificam a lição de casa em três tipos diferentes:
    Lição que sistematiza conhecimentos: O aluno faz exercícios, sozinho. O professor faz uma análise e verifica quais são as dificuldades.
  • Lição preparatória: Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias relacionadas ao assunto. 
  • Lição de aprofundamento: O aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais longos, como por exemplo uma pesquisa ou apresentação de um trabalho.

 

Os pais devem ajudar a fazer lição de casa?

É importante que os pais participem da vida escolar do filho. Se o aluno apresentar alguma dúvida, os pais podem auxiliá-lo a encontrar a forma de resolver a questão, mas nunca fornecer a resposta pronta.

É preciso criar uma rotina para as lições de casa?

Sim, é importante para o aluno se organizar. As crianças precisam de ajuda dos pais para organizar seus horários. Já os adolescentes possuem mais maturidade para montar sua rotina, mas o monitoramento dos pais não deixa de ser importante, principalmente se o estudante apresenta dificuldade em se planejar.

O estudante realmente precisa de um lugar específico para fazer lição?

Sim, o aluno deve ter um espaço definido para estudar. Isso impede que ele faça tarefas em lugares inapropriados que irão distraí-lo.

Quanto tempo deve ser gasto com a lição de casa?

Até o 7º ano, em média uma hora por dia. A partir do 8º ano, e principalmente, no ensino médio, a quantidade de conteúdo aumenta e o tempo passa a ser duas horas por dia para exercícios. Lembrando que a lição de casa é uma atividade complementar, o estudante ainda precisa ter tempo para praticar esportes, fazer outras atividades extracurriculares e se dedicar aos seus hobbies.

Como agir quando o filho não quer fazer a tarefa de casa?

Primeiramente, os pais devem identificar o motivo para então buscar resolver a situação. Por exemplo, o aluno pode estar tendo problemas para entender o assunto ou se trata de um reflexo do excesso de atividades da criança ou do adolescente.

É preciso repreender quando o jovem não faz a lição corretamente?

Errar faz parte do processo de aprendizagem. Não se deve repreender a criança quando ela comete um erro na tarefa.

O que pais e professores podem ver por meio da lição de casa?

É uma maneira dos pais participarem da vida escolar do filho e acompanhar o que ele está aprendendo.

O professor pode identificar falhas e reforçar a matéria nos pontos necessários, individualmente ou junto com toda turma, pois é possível que vários alunos tenham a mesma dúvida.

 

Fonte: www.educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO