Mudança de escola: como ajudar seu filho?

Confira algumas dicas para fazer uma transição mais tranquila!

Mudanças repentinas podem ser encaradas com uma certa dose de ansiedade. Mas, muitas vezes, algumas mudanças são inevitáveis, como ter que trocar seu filho de escola. No caso das crianças, pode ser mais delicado lidar com a mudança e, por isso, os pais devem desempenhar um papel importante, amenizando os medos dos pequenos.
 
A psicopedagoga Maria Cecilia Galelo Nascimento Zaniboni* reforça que é importante os pais demonstrarem ao filho a confiança que depositam na nova escola e que acreditam que essa é a melhor escolha para ele. “Mostre que é normal ter sentimentos tristes neste momento de transição, que ele conseguirá superar e ainda gostará tanto ou até mais desta do que sua antiga escola. Deixe claro que também depende dele querer essa adaptação e, acima de tudo, que poderá contar com os pais para ajudá-lo neste período”.
 
Veja algumas dicas que poderão ajudá-lo na transição do seu filho para uma nova escola:
 
  • Prepare a criança para fazer a mudança, pois tudo que é diferente e acontece longe dos pais podem deixá-la insegura. Vá com ela visitar a nova escola, conhecer o espaço e as pessoas que lá trabalham.
 
  • Se a criança tiver mais de seis anos, talvez possa deixá-la opinar e escolher entre duas ou três escolas pré-selecionadas por você, isso faz com que ela se sinta participante desse momento.

 

  • Percebendo que os amigos e o educador são pessoas importantes na vida do seu filho, diga que entende o lado dele e demonstre empatia. Você pode até levá-lo na antiga escola para dar um oi aos amiguinhos.
 
  • Nos primeiros dias vá buscar o seu filho um pouco mais cedo. É uma forma dele sentir confiança e de ajudá-lo na transição.
 
  • Após algumas semanas na nova escola, veja quais são os amigos com quem o seu filho mais se identifica e procure combinar um encontro entre eles, para se conhecerem um pouco melhor e brincarem juntos. 
E tenha em mente: é por meio de experiências positivas que a transição do seu filho se fará com maior tranquilidade!