Lição de casa: quando ajudar seus filhos?

Ainda na educação infantil, as crianças já iniciam uma rotina de tarefas. No início, elas podem ter uma, duas ou até três tarefas diárias e, na maioria das vezes, os pais já estão atentos ao seu cumprimento.

A tarefa de casa deve ser um momento no qual a criança reencontra o assunto abordado em sala, refletindo e tendo um novo ponto de vista. Dessa maneira, a compreensão e a assimilação do conteúdo ganha novo significado. Quando bem elaborada, a lição de casa pode ajudar muito o aluno a compreender e a internalizar o que viu na escola.

E para ajudar você e seu filho a tornarem o momento da lição ainda mais proveitoso, elencamos algumas dicas:  

- Lembre-se que a tarefa deve ser feita pela criança. Isto pode parecer óbvio, mas, para muitos pais, fazer a lição no lugar do filho é algo frequente.

- Garanta que a lição de casa esteja inserida no cotidiano de forma rotineira, tornando este momento habitual no dia a dia da criança. Dependendo da idade do seu filho, combine com ele qual será o melhor horário para a realização da tarefa.

- Tente proporcionar um ambiente de estudo tranquilo e longe de distrações, como a TV ou o celular.

-  Quando a tarefa permitir reflexões, faça perguntas que levem seu filho a exercitar o raciocínio.

- Depois que a tarefa estiver finalizada, revise-a junto ao seu filho. Isso fará com que ele tenha mais uma oportunidade de fixar o conteúdo, e, assim, você terá a chance de conhecer as suas respostas e a sua forma de ver o mundo!

- Durante a tarefa, elogie o esforço, os acertos e o trabalho feito.

Estudos comprovam que crianças incentivadas pelos pais a estudarem e a fazerem as lições de casa têm um melhor desempenho escolar. Portanto, coloque as dicas em práticas e um ótimo estudo para vocês!