Ler para os alunos ajuda a aumentar o vocabulário e a memória
Um estudo da Universidade de Nova York comprova que o hábito de ler para alunos da educação infantil aumenta o vocabulário e a memória dos pequenos.
A leitura para as crianças pequenas não serve só
para entretê-las; existe um propósito muito maior por
trás dessa prática. Um estudo realizado pela
Universidade de Nova York mostrou um aumento de 14% no
vocabulário e de 27% na memória de crianças cujo pais ou
professores leem para elas ao menos dois livros por
semana.
A pesquisa também apontou que a leitura frequente para
as crianças leva à maior estimulação fonológica -
importante para a alfabetização - e à maior estimulação
cognitiva, como memória, atenção, raciocínio, capacidade
de resolver problemas, entre outros.
Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no
desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral,
são atributos básicos oferecido pela leitura na
educação infantil.
O momento de leitura também é uma oportunidade de
interação entre pais e filhos. Isso leva os pais a
conversarem com as crianças, relacionar as histórias com
situações reais, reconhecer pontos da história em outros
lugares, etc. Essa interação gera um forte impacto no
desenvolvimento da criança.
"É impressionante como os estudos de neurociência
apontam a importância dessa etapa. Investir na primeira
infância é pensar também economicamente no
desenvolvimento do país", afirma Teresa Surita,
prefeita de Boa Vista, cidade que implementou um
programa que incentiva a capacitação dos pais para a
leitura desde o berço. Em entrevista, a prefeita conta
que implementou o programa após temporada em Harvard,
nos Estados Unidos, onde fez um curso voltado à primeira
infância.
Fonte:
educacao.uol.com.br/noticias/2016/07/06/pais-que-leem-para-os-filhos-ajudam-a-aumentar-o-vocabulario-e-a-memoria.htm