Ler para os alunos ajuda a aumentar o vocabulário e a memória

Ler para os alunos ajuda a aumentar o vocabulário e a memória

Um estudo da Universidade de Nova York comprova que o hábito de ler para alunos da educação infantil aumenta o vocabulário e a memória dos pequenos.

A leitura para as crianças pequenas não serve só para entretê-las; existe um propósito muito maior por trás dessa prática. Um estudo realizado pela Universidade de Nova York mostrou um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória de crianças cujo pais ou professores leem para elas ao menos dois livros por semana.

A pesquisa também apontou que a leitura frequente para as crianças leva à maior estimulação fonológica - importante para a alfabetização - e à maior estimulação cognitiva, como memória, atenção, raciocínio, capacidade de resolver problemas, entre outros.

Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, são atributos básicos oferecido pela leitura na educação infantil.

O momento de leitura também é uma oportunidade de interação entre pais e filhos. Isso leva os pais a conversarem com as crianças, relacionar as histórias com situações reais, reconhecer pontos da história em outros lugares, etc. Essa interação gera um forte impacto no desenvolvimento da criança.

"É impressionante como os estudos de neurociência apontam a importância dessa etapa. Investir na primeira infância é pensar também economicamente no desenvolvimento do país", afirma Teresa Surita, prefeita de Boa Vista, cidade que implementou um programa que incentiva a capacitação dos pais para a leitura desde o berço. Em entrevista, a prefeita conta que implementou o programa após temporada em Harvard, nos Estados Unidos, onde fez um curso voltado à primeira infância.

Fonte: educacao.uol.com.br/noticias/2016/07/06/pais-que-leem-para-os-filhos-ajudam-a-aumentar-o-vocabulario-e-a-memoria.htm