Entenda como sonhar é importante para o aprendizado

Entenda como sonhar é importante para o aprendizado

Mecanismo ajuda a solucionar problemas e a ensinar para situações do cotidiano.

Quando sonhamos é provável que duas coisas aconteçam: Elementos dos sonhos podem fazer parte de acontecimentos do dia anterior e o que aconteceu foi significativo, ainda mais se for uma situação nova que envolvia algum tipo de dificuldade ou desafio. Essas duas observações simples estão na base das descobertas recentes da neurociência sobre o fenômeno. Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), “os sonhos usam informações da memória recente para simular situações que serão vividas no futuro, ajudando assim o indivíduo a se adaptar ao meio”.

Os sonhos é o momento em que o aluno elabora informações recebidas e se prepara para usar esse conhecimento no futuro. Na prática, isso torna o sonho importantíssimo para o aprendizado.

No ensino, descobertas sobre sonhos, sono e aprendizado têm grande relevância. O neurocientista Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que “o sono deve ser visto como algo relevante para os alunos, e não como mero problema de disciplina”. Ou seja, quando o aluno enfrenta problemas de dormir na aula, não significa falta de interesse, mas talvez uma dificuldade que requer de atenção.

Noites mal dormidas também estão por trás de dificuldades no aprendizado. A dificuldade em acompanhar a aula pode acontecer por distúrbios no sono de alguns alunos, como a apneia, que diminui o fluxo de oxigênio e atrapalha o aprendizado.

É importante saber que o bom sono não serve só para manter os alunos atentos no dia seguinte durante as aulas, mas também para consolidar o que se aprendeu na aula do dia anterior. “A falta de sono na noite anterior pode fazer com que o aluno não aprenda direito. Se ele dormir mal no dia seguinte, porém, ele vai aprender, mas seu aprendizado será menos flexível”, explica Paula Tiba, da Universidade Federal do ABC. “Em laboratório, observamos que ratos aprendem a se localizar em um labirinto, mas se dormem mal no dia seguinte, fazem sempre o mesmo caminho. Se você bloquear esse caminho, ele tem dificuldade em achar uma alternativa”. Dormindo bem e sonhando, o cérebro reativa redes neurais ativadas durante o dia e transforma memórias de curto prazo em longo prazo, que poderão ser utilizadas depois, aproveitando ao máximo as informações.

Fonte:
www.revistaeducacao.com.br/sonhar-e-essencial-para-o-aprendizado
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.