Dicas para começar o ano letivo com o pé direito

Dicas para começar o ano letivo com o pé direito

Início de ano é a melhor oportunidade para começar as coisas de um jeito diferente. Veja o que fazer para começar o ano letivo para garantir o bom desempenho escolar.

Quando começa o ano letivo os estudantes precisam se acostumar novamente com a rotina de estudos e se organizar para garantir um bom desempenho escolar. Organização é fundamental para que tudo vá bem do início ao fim, além de evitar o acúmulo de tarefas. Uma simples agenda para anotar horários, trabalhos, provas, pesquisas e demais compromissos consegue ser de muita ajuda.

Como organização é a principal ferramenta para começar o ano bem, veja algumas dicas:

Primeiramente, divida seu tempo ao longo do ano. Lazer e descanso não deve sair de cena, mas eles possuem dias e horários certos para acontecerem. Caso contrário, o planejamento e a produtividade despencam. Existe um período certo para repousar, mas também há o período para se dedicar aos estudos. Não basta só prestar atenção nas aulas, esteja ciente de que terá que colocar em sua agenda um horário extra para revisar o conteúdo dado em aula e se dedicar a outras tarefas da escola.

Se preferir não adotar uma agenda, mantenha o horário das aulas em lugar fácil de consultar: por exemplo, na capa de um caderno de disciplina que tenha aulas diárias ou colado na parede do quarto. Sua consulta, antes de ir para a escola, o ajudará a não esquecer os materiais que devem ser levados para as aulas de cada dia.

Não dê pausas na sua dedicação em aprender. Revise os conteúdos dado, faça tarefas, pesquise assuntos e tire dúvidas com os professores sempre. Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia.
Faça boas amizades com seus colegas. Procure pessoas que irão te ajudar a se manter focado nos estudos e também que possam ser bons parceiros para se trabalhar em equipe.

Adiante as leituras passadas pelo professor, principalmente obras cobradas nos vestibulares. Mesmo que nem todas pareçam interessantes, quanto antes começar melhor. E nem pense em ler resumos da internet, mesmo que sejam bons jamais dão o que você precisa e a real dimensão do que é a obra completa.

Cultive o hábito de sempre tirar as dúvidas com o professor ou até mesmo com os colegas. Criar lacunas nos estudos pode te prejudicar na hora de se preparar para as provas.

Arrume seu espaço de estudos em casa, lembrando que ele precisa ser sempre limpo e longe de muitas distrações. Ajuda a estabelecer sua rotina diária de estudos, pesquisas e outras atividades relacionadas a escola.

Avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu principal objetivo não está na nota, mas seu resultado mostra como você está progredindo e onde estão suas dificuldades que precisam ser superadas. São pistas preciosas que você deve aproveitar.

Fonte:
www.educacao.sp.gov.br/noticias/fim-de-ferias-dez-dicas-para-comecar-o-ano-letivo-com-o-pe-direito
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.