Dicas para ajudar seu filho a fazer um ótimo trabalho em grupo

Descubra como você pode ajudar o seu filho!

Seu filho tem dificuldade para fazer trabalho em grupo com os colegas? Então, confira abaixo algumas dicas para ajudar o seu pequeno a superar os problemas nessa situação:
 
 
  • Escolha dos colegas do grupo:
    Converse com o seu filho para que ele saiba como escolher os parceiros para o trabalho escolar. Na maioria das vezes, a preferência costuma ser pelos amigos de classe mais próximos, mas essa pode não ser a melhor ideia. Em um trabalho em grupo, é importante que os membros sejam comprometidos e cumpram os prazos definidos para não prejudicar os demais. Além disso, é importante que sejam esforçados, dedicados e com habilidades variadas, para que cada um possa contribuir de um jeito diferente, garantindo bons resultados.
 
 
  • Saber ouvir e respeitar a opinião
    Em um grupo, é possível que existam ideias divergentes. Então, para evitar possíveis conflitos e garantir que as melhores ideias sejam escolhidas, instrua seu filho a ouvir primeiro e depois tomar as decisões, sempre em conjunto.
 
 
  • Organização
    É fundamental que todos os colegas saibam de suas responsabilidades a serem desempenhadas para a conclusão do trabalho, e, principalmente, que a divisão das tarefas seja feita de forma igualitária, inclusive para não gerar desentendimentos. Além disto, o cumprimento dos prazos são fundamentais. Lembre seu filho destes pontos importantes.
 
 
  • Liderança
    Se seu filho é tímido ou tem dificuldades para se comunicar, ele não precisa estar à frente do projeto, mas é fundamental que ele saiba expressar sua opinião de maneira clara. Para poder observar o comportamento dele e seus desafios em grupo, tente marcar um encontro na sua casa com os colegas dele. É uma forma de entender
melhor os pontos fracos dele e ajudá-lo.
 
 
  • Encarar o trabalho em grupo de forma positiva
    É importante ressaltar que o objetivo de um trabalho em grupo não diz respeito apenas à entrega do projeto final. Realizar um trabalho com outras pessoas é uma experiência e um processo de aprendizagem que deve ser levado para a vida. Por isso, ainda que fazer um trabalho em grupo seja uma tarefa difícil, ensine-o a encarar essa experiência com bons olhos, pois será valiosa para ele na vida adulta.

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.