Dicas para ajudar seu filho a fazer um ótimo trabalho em grupo

Descubra como você pode ajudar o seu filho!

Seu filho tem dificuldade para fazer trabalho em grupo com os colegas? Então, confira abaixo algumas dicas para ajudar o seu pequeno a superar os problemas nessa situação:
 
 
  • Escolha dos colegas do grupo:
    Converse com o seu filho para que ele saiba como escolher os parceiros para o trabalho escolar. Na maioria das vezes, a preferência costuma ser pelos amigos de classe mais próximos, mas essa pode não ser a melhor ideia. Em um trabalho em grupo, é importante que os membros sejam comprometidos e cumpram os prazos definidos para não prejudicar os demais. Além disso, é importante que sejam esforçados, dedicados e com habilidades variadas, para que cada um possa contribuir de um jeito diferente, garantindo bons resultados.
 
 
  • Saber ouvir e respeitar a opinião
    Em um grupo, é possível que existam ideias divergentes. Então, para evitar possíveis conflitos e garantir que as melhores ideias sejam escolhidas, instrua seu filho a ouvir primeiro e depois tomar as decisões, sempre em conjunto.
 
 
  • Organização
    É fundamental que todos os colegas saibam de suas responsabilidades a serem desempenhadas para a conclusão do trabalho, e, principalmente, que a divisão das tarefas seja feita de forma igualitária, inclusive para não gerar desentendimentos. Além disto, o cumprimento dos prazos são fundamentais. Lembre seu filho destes pontos importantes.
 
 
  • Liderança
    Se seu filho é tímido ou tem dificuldades para se comunicar, ele não precisa estar à frente do projeto, mas é fundamental que ele saiba expressar sua opinião de maneira clara. Para poder observar o comportamento dele e seus desafios em grupo, tente marcar um encontro na sua casa com os colegas dele. É uma forma de entender
melhor os pontos fracos dele e ajudá-lo.
 
 
  • Encarar o trabalho em grupo de forma positiva
    É importante ressaltar que o objetivo de um trabalho em grupo não diz respeito apenas à entrega do projeto final. Realizar um trabalho com outras pessoas é uma experiência e um processo de aprendizagem que deve ser levado para a vida. Por isso, ainda que fazer um trabalho em grupo seja uma tarefa difícil, ensine-o a encarar essa experiência com bons olhos, pois será valiosa para ele na vida adulta.

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO