CONHEÇA ALGUNS MÉTODOS PARA O ALUNO APRENDER A GOSTAR DE ESTUDAR

CONHEÇA ALGUNS MÉTODOS PARA O ALUNO APRENDER A GOSTAR DE ESTUDAR

Será que é possível aprender a gostar de estudar? A resposta é sim! Mesmo nos dias em que o aluno está mais desanimado, ele pode dar a volta por cima nos estudos.

Quando está desmotivado ou indiferente, o estudante pouco aproveita as horas que se dedicou. A motivação é fundamental para desenvolver gosto pelos estudos. Por isso, as técnicas a seguir servem para incentivar o aluno e fazer com que ele se mantenha focado.

Recompensa

O cérebro procura o prazer e foge do que considera incomodo. Quando se estimula a ter uma recompensa após cumprir um desafio isso se torna um hábito, com isso o aprendizado vira constante. O estimulo ocorre quando é determinado que a recompensa virá apenas depois de estudar.

É indicado manter a regra muito esforço para grande recompensa, pouco esforço para pequena recompensa. Para não cometer auto sabotagem, o aluno deve cuidar ao determinar qual será a recompensa e não deve mentir para si mesmo que terminou de estudar. O estudante pode pedir para os pais ou amigos que verifiquem se ele está fazendo essa prática corretamente.

Cada recompensa deve ser definida antes de começar a estudar, assim como a meta a ser cumprida deve ser estipulada detalhadamente.

Planejamento

Assim como ninguém vai a guerra sem um plano, o aluno não deve enfrentar todo o conteúdo sem planejar o que estudar. Por exemplo, ao se deparar com um livro volumoso, logo o estudante desanima. Uma alternativa é estimular um prazo para terminar a leitura, quantas páginas mínimas ler por dia e quantas horas se dedicar ao livro. Então o aluno enxerga que é perfeitamente possível finalizar a tarefa.

Comece agora!

A ação é simples: O aluno deve começar a estudar imediatamente ao invés de se distrair ou lamentar a quantidade de coisas para fazer. A tática se resume a deixar de perder tempo e tomar uma atitude rápida. Isso ajuda a criar o hábito de estudar, ao longo do tempo o estudante conseguirá estudar por mais tempo e com mais frequência.

Dopamina para driblar o desânimo

Dopamina é um neurotransmissor que é liberado quando uma atividade proporciona experiências agradáveis. Quando uma pessoa pensa a fazer uma atividade que considera chata, seu cérebro se fecha completamente para a liberação de dopamina, gerando a desmotivação. Se o aluno ainda vê os estudos como uma atividade negativa, ele se fecha para liberar dopamina.

O estudante pode definir as atividades que lhe agradam. Ouvir uma boa música está no topo da lista, ou seja, é uma ótima ideia criar uma playlist para extravasar depois de estudar.

Fonte: www.estudareaprender.com

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.