Conheça a avaliação formativa e a aprendizagem significativa

Conheça a avaliação formativa e a aprendizagem significativa

Uma escola moderna e engajada pelas inovações nos métodos de ensino procura proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem significativa, o que inclui as estratégias utilizadas para avaliá-los. Uma dessas é a avaliação formativa, e é sobre ela que iremos falar neste post. Confira.

Inicialmente, vamos entender o conceito de avaliação formativa. Em linhas gerais, a avaliação formativa faz uso de diferentes métodos para ter um retrato da performance do estudante durante o processo de aprendizagem. Ela deve ser contínua e sistematizada, acompanhando o aluno em sua construção de conhecimento. Ao adotar a avaliação formativa, valoriza-se também o potencial transformador da escola. Por meio desse método, os estudantes tornam-se mais criativos, responsáveis e comunicativos. O espaço escolar ganha outro status: passa a ser dinâmico e cada vez mais propício ao aprendizado. Com a avaliação formativa, o educador vai muito além do retorno sobre o aprendizado de um aluno em relação a uma determinada disciplina. Por meio dela, o professor visualiza pontos fortes e fracos de todos os integrantes de uma turma. De posse dessas informações, é possível que os professores criem um plano de ação mais personalizado e de acordo com as características do grupo. Cada turma passa a ter sua própria identidade e potencial. Fora isso, essa prática dá aos estudantes a oportunidade de identificar erros e acertos. Diante desse diagnóstico, podem rever comportamentos e posturas, mas sem desvalorizar as conquistas e desafios obtidos na escola. Dessa forma, a autoavaliação é outra característica importante da avaliação formativa. Diante desse quadro, é essencial que os alunos tenham uma interação rica com os professores. Esse contato é fundamental para apontar o que funciona ou não nas dinâmicas de ensino e aprendizado. Ao professor fica a missão de dar feedbacks constantes e atualizados sobre o progresso de cada um dos estudantes.

O que é uma avaliação formativa?

A avaliação formativa é o acompanhamento gradual do aluno durante o processo de construção de conhecimento, utilizando vários métodos/ferramentas, incluindo a autoavaliação, para analisar o progresso dos estudantes. A avaliação formativa garante ao estudante o papel de coautor no desenvolvimento de sua aprendizagem. Muito mais dinâmica que outros modelos tradicionais aplicados pela escola, destaca-se por analisar o aluno de forma particular, ou seja, muito mais assertiva. Com base nas necessidades e desafios dos estudantes em todo o processo, a avaliação formativa tornou-se obrigatória em instituições dispostas a dar espaço para uma educação moderna. Além de garantir agilidade às maneiras de ensinar e aprender, ela se preocupa com o ritmo do aluno nesse processo e municia o professor com dados preciosos para fazer as adaptações necessárias em sua prática didático-pedagógica.

Quais são os benefícios da avaliação formativa?

1. Potencializa a relação entre professor e aluno

Se há o engajamento de educadores e estudantes, é indício de que a avaliação formativa está assegurando os resultados esperados. Ficou no passado a ideia de submissão da classe diante do mestre, ou seja, sem direito a emitir opiniões e compartilhar experiências. A relação saudável construída com muito diálogo e sem receios vai impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Mais confortável em sala de aula, o aluno se mostra disponível para aprender e trocar vivências. Como agente ativo do processo, fica mais concentrado e menos desmotivado.

2. Incentiva o papel de protagonismo dos estudantes

A premissa da avaliação formativa quebra a ideia de que o professor domina todo o conhecimento. Dessa forma, o aluno ganha espaço para ser protagonista do seu aprendizado. Esse empoderamento permite refletir que todos têm algo a ensinar e a aprender. Essas novas metodologias melhoram a sensação de pertencimento e transformam as relações no meio escolar.

3. Dá espaço às habilidades socioemocionais

Entre vários atributos positivos, com certeza esse é um dos grandes diferenciais da avaliação formativa. O incentivo à reflexão diante da busca constante de soluções para diferentes problemas faz com que os estudantes desenvolvam a empatia, a curiosidade científica, a aprendizagem autônoma, a liberdade de expressão e a responsabilidade. Uma medida sem contraindicações!

Qual é a proposta da avaliação formativa?

Em síntese, a avaliação formativa faz uso de diferentes métodos avaliativos para ter um panorama da performance do estudante no seu processo de aprendizagem. Para gerar os resultados esperados, além de garantir o envolvimento de todos os alunos no processo, faz uso de metodologias ativas por meio de recursos como a gamificação. Com esses recursos, os professores elaboram um roteiro amplo que inclui a apresentação dos objetivos que pretendem atingir com a avaliação, a definição de critérios (afinal, o que será avaliado?) e a chamada dupla reflexão (o aluno faz a autorreflexão e, na sequência, é o momento da avaliação dos educadores).

Qual é a importância da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem?

A avaliação formativa cria novas possibilidades de atuação e acompanhamento no ambiente escolar. Com relação aos métodos tradicionais, causa uma verdadeira revolução no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, torna-se um instrumento que aproxima, por intermédio dos professores, os gestores e as famílias de todas as etapas do desenvolvimento e desempenho dos estudantes. O professor, na avaliação formativa, é responsável por transformar a rotina dos alunos na escola. O educador passa a ser um guia na jornada do conhecimento. Esse papel não se resume a um simples avaliador ou transmissor de conteúdos. Agente ativo no processo, o professor, além de orientar os estudantes, estimula o engajamento em discussões e dá toda a liberdade para os alunos se expressarem no ambiente escolar. É uma interação rica e que reforça a ideia de apropriação da escola (empoderamento no aprendizado). Por essas e outras razões, o educador deve planejar as atividades da avaliação formativa levando em conta a participação ativa dos alunos, além de dar feedbacks construtivos a cada um deles e prepará-los para a autoavaliação. Os ganhos obtidos com esse método são realmente incríveis.

Quais são os instrumentos de avaliação formativa?

Autoavaliação

Um dos diferenciais da avaliação formativa. A autoavaliação não é algo solto, mas sim de acordo com parâmetros definidos pelo professor – como o cumprimento das regras definidas para uma determinada atividade. Com as duas avaliações (a do professor e a do aluno), o educador tem mais informações para criar um plano de ação. É uma medida que gera resultados surpreendentes

Seminário

Excelente metodologia ativa, o seminário é recomendado para provocar o engajamento na atividade sugerida pelo professor. Além de compartilhar conhecimento, é um momento interessante para feedbacks e trocas de experiências.

Trabalho em grupo

É recomendado para incentivar o protagonismo dos estudantes no processo. Outrossim, estimula a curiosidade e a busca pelo conhecimento. Ao aplicar o Team-Based Learning ou Aprendizado por Equipe, o educador estimula a troca de opiniões e a busca de consensos nas chamadas situações-problema. Na prática, o que deve prevalecer é a diversidade de ideias e o respeito

O que você precisa saber sobre a aprendizagem significativa

Aliado ao processo de avaliação formativa, vale a pena conhecer o conceito de aprendizagem significativa. Proposta pelo psicólogo da educação David Paul Ausubel , na obra “Psychology of Meaningful Verbal Learning: An Introduction to School Learning”, de 1963, essa metodologia defende a ideia de que para o aluno aprender é necessário que o conhecimento proposto faça sentido. Em outras palavras, deve-se relacionar a conceitos prévios dos estudantes. Por meio da aprendizagem significativa, o próprio estudante confere um significado à informação dentro de um contexto já conhecido. Dessa forma, é possível fazer conexões mentais subjetivas, que auxiliam na fixação do conhecimento e o tornam relevante. Na escola, para que seja de fato eficiente, a aprendizagem significativa pode ser aplicada por meio de mapas conceituais, metodologias ativas (gamificação e design thinking, por exemplo); e sala invertida. A utilização de tais métodos é fundamental pois oferece uma formação além da teoria, ou seja, valoriza todos os conhecimentos. O processo de ensino e aprendizado é atualizado constantemente, gera relacionamentos, oferece uma formação completa aos estudantes e cria um ambiente mais agradável em sala de aula.

Conclusão

Sem dúvida alguma, a avaliação formativa é um instrumento mais completo que o modelo tradicional aplicado nas escolas. Afinal, essa metodologia não se prende apenas a aspectos quantitativos, pois leva em conta a qualidade do que foi aprendido pelo aluno, além de identificar as falhas e quais ações precisam ser adotadas para mudar essa situação. Além disso, a avaliação formativa integra alunos e professores no processo, além de trazer um panorama mais completo aos pais e responsáveis, que passam a se integrar mais à rotina escolar. Realmente, uma ação que faz toda a diferença na escola. Garantir o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem é um dos grandes méritos da avaliação formativa. Se bem aplicada, expande o leque de possibilidades em sala de aula e gera a conexão esperada entre professores, alunos, gestores e a própria escola. Uma ideia que merece ser multiplicada! O Dom Bosco acredita na educação moderna e abre espaço para a avaliação formativa e a aprendizagem significativa. Compartilhe essa ideia e conheça os nossos diferenciais!