Como vencer as dificuldades em aprender matemática

Como vencer as dificuldades em aprender matemática

Veja a seguir os três elementos cruciais para aprender matemática!

A disciplina de matemática costuma ser taxada de difícil por muitos alunos. É comum encontrar alguém que diga algo como “números não é comigo”. Cada aluno pode ter uma dificuldade diferente devido aos mais variados motivos que devem ser analisados pelos seus professores, pais e equipe pedagógica, pois o baixo rendimento do estudante pode estar ligado a problemas de saúde ou relacionados à escrita, por exemplo. No entanto, em geral, as complexidades mais comuns podem ser vencidas com um pouco mais de esforço e mudanças na forma de estudar. 

O primeiro passo é entender que nós nascemos com a capacidade de aprender contas e números, então acredite que é totalmente possível aprender matemática, vá a aula e estude sabendo que você consegue compreender a matéria. Saiba que outras pessoas possuem mais facilidade porque já encontraram a maneira de aprender que mais lhes convém. 

Veja a seguir os três elementos cruciais para aprender matemática: 

1. Conhecimento factual

Se trata da memorização das estruturas e respostas de problemas matemáticos simples, como soma, subtração, multiplicação e divisão. É preciso decorar as fórmulas básicas para utilizá-las em contas mais complicadas e complexas – como Bhaskara e porcentagem. Não dominar essas contas pode fazer com que você erre problemas maiores por um pequeno detalhe. Então não sinta vergonha nem preguiça de dar atenção para esse conhecimento mais simples, estude, treine refazendo atividades de nível fácil até chegar ao difícil. 

2. Conhecimento procedural

É preciso conhecer as etapas que devem ser seguidas em determinados problemas de matemática, como fatoração e funções trigonométricas, e as restrições aplicadas a cada um deles. Juntamente aos conceitos previamente decorados, fica muito mais fácil resolver questões com os conhecimentos estudados. 

3. Conhecimento conceitual

Implica compreender o significado por trás dos números, operações e regras. Talvez o mais difícil de se ensinar na matemática, pois é preciso relacionar os conceitos com exemplos práticos que os estudantes vivem. Relacionar o conhecimento com experiências do mundo real pode facilitar a compreensão e ainda auxilia a estimular a memória.

Fonte:

noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2017/03/23/1150327/aprender-matematica-passar-dificuldade.html

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.