Como transformar as redes sociais em ferramentas de aprendizado

Como transformar as redes sociais em ferramentas de aprendizado

Veja nossas dicas de como integrar as redes sociais com o ensino.

As redes sociais conectam pessoas ao redor do mundo por interesses em comuns, possibilitam o compartilhamento de informações e aproximam pessoas que estão distantes fisicamente. Acredite ou não, mas todas essas características podem fazer delas excelentes ferramentas pedagógicas. Mais do que entreter, as redes sociais podem se tornar instrumentos de interação para auxiliar o que é estudado em sala de aula, desde que bem utilizadas.

Confira a seguir algumas dicas para utilizar as redes sociais para ensinar ou aprender.

Defina seus objetivos

As redes sociais não foram criadas para o trabalho educativo, então tudo dependerá da proposta dada a atividade, que precisa ter uma clara intenção pedagógica.

Planeje suas ações

O planejamento é indispensável, principalmente quando se trata do ambiente virtual onde é fácil desviar a atenção. Defina o que você ou os alunos precisam aprender, qual será a função da tecnologia nesse processo, qual será a sequência de atividades, etc.

Utilize as redes sociais como extensão da aula

Procure ou crie grupos e páginas que debatem ou compartilham sobre o assunto que está sendo estudado em sala de aula. As redes sociais são bons espaços para compartilhar com materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar.

Avalie as postagens antes de publicá-las

Pense da seguinte maneira: não publique nas redes sociais o que você não deve falar pessoalmente. Para os educadores que desejam utilizar as redes sociais para o ensino é preciso construir uma postura ética, compreender o significado do que é público e o que é privado, do que pode ou não a dizer e compartilhar.

Fonte:
neteducacao.com.br/noticias/home/7-dicas-para-transformar-as-redes-sociais-em-ambientes-educativos
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.