Como preparar uma lancheira saudável

Pais ou escola: de quem é o papel de ensinar valores e ética às crianças?

Preparar uma lancheira saudável para seus filhos é uma das maiores preocupações dos pais.

Na correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de preparar os lanches mais nutritivos, sem falar que, às vezes, a inventividade se esgota. Se as ideias para tornar aquela pequena refeição mais atrativa – sem perder o valor nutricional – não estão surgindo, confira, abaixo, algumas dicas que preparamos para você deixar o lanchinho do seu filho saboroso e saudável.

Para beber
Escolha frutas com menor velocidade de oxidação, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Com o passar do tempo, a bebida natural perde mesmo uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que oferecer suas versões industrializadas. Outras opções são os sucos de polpa, o suco de uva integral (que é vendido engarrafado) e a água de coco pasteurizada.

Frutas
Se o seu filho não se alimenta com as frutas que você coloca na lancheira, que tal variar? Muitas vezes, os pais incluem maçã ou banana, por exemplo, devido à praticidade destes alimentos, mas as crianças acabam enjoando. Uva, morango, manga, melão ou melancia picados, em potes vedados, ajudam a diversificar o cardápio.

Pão turbinado
As bisnaguinhas costumam ser as primeiras escolhas dos pais apressados, mas estas pequeninas contêm uma alta quantidade de sódio. Existem outras alternativas mais saudáveis, como os pãezinhos de mandioca ou de cenoura, também encontrados na maioria dos supermercados e padarias. Eles também são de tamanhos reduzidos, só que ainda mais saborosos e, como são feitos com ingredientes mais saudáveis, aumentam o valor nutricional do lanche.

Bolo saudável
Os bolos são boas fontes de carboidratos, desde que preparados de maneira saudável e com menor quantidade de farinha branca, por exemplo. Pode ser de cenoura, limão, coco, laranja e até o de chocolate (feito com cacau em pó). No preparo, dá para substituir parte da
farinha de trigo refinada por integral, aveia ou biomassa de banana verde. O açúcar comum pode ser trocado pelo mascavo.

Fuja dos embutidos
Parece prático, mas um sanduíche com frios, como o peito de peru, não é um aliado da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes, realçadores) artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio.

Abuse da criatividade
Um sanduíche chamativo como, por exemplo, em formato de bichinho ou frutas cortadas em formatos divertidos, são formas de preparo
que incentivam a alimentação saudável. Inspire-se e crie opções que são atrativas visualmente para as crianças.

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