Como preparar seu filho para o 1º dia de aula?

Ciclos de Formação promovem união entre equipes pedagógicas

Dicas para deixar você e o seu pequeno mais tranquilos com as mudanças.

Quando vai chegando a hora de levar o seu filho para o primeiro dia de aula dá um friozinho na barriga e uma ansiedade sem tamanho. Afinal, é um momento importante de transição na família e uma grande mudança para a criança. 

Mas, esse momento não precisa ser estressante. Por isto, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa hora:

- Desenvolva um elo de confiança. Converse bastante com seu filho e descreva o que acontecerá durante sua permanência na escola, como é a rotina e mostre que ele não passará sozinho por essa fase.

- Prepare o terreno antes do começo das aulas. Esse cuidado prévio poderá fazê-lo se sentir mais seguro. Se possível, leve ele na escola para conhecer e ir se familiarizando com o ambiente.

- Chegue cedo o primeiro dia. Seu filho precisa de um tempo para se adaptar, então, chegar com uma antecedência razoável certamente deixará a criança mais relaxada.

- Transmita segurança em suas ações. Crianças sabem ler as emoções, por isto, aja de forma segura e confiante.

- Seja firme e não ceda à pressão. Mantenha o controle da situação, mesmo diante de muito choro e birra do seu filho. Procure não demorar muito para ir embora.

- Seja pontual na horário da saída. As crianças têm medo dos pais não voltarem para pegá-los na escola, por isto, é importante ser pontual na saída para que seu filho se sinta seguro. Evite o transporte escolar nos primeiros dias e busque-o pessoalmente.

- Evite sobrecarga depois da aula. Após um dia tão estressante para a criança, o melhor a fazer é não sobrecarregá-la com perguntas demais sobre como foi seu primeiro dia de aula. Respeitar seu espaço e deixar que ela crie a necessidade e o interesse em procurá-lo para contar de suas novas experiências é a melhor opção.

Em uma data tão importante para seu filho, o papel que você desempenha terá um grande peso na forma como ele se sairá. Por isso, faça o que estiver a seu alcance para que a criança se mantenha confiante, segura e animada com o que a espera!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.