Como os alunos podem melhorar o aprendizado por meio da escrita

Como os alunos podem melhorar o aprendizado por meio da escrita

Como estudantes podem aprender mais através da escrita e como usar esse método a seu favor.

Muitas vezes, só ler o conteúdo na hora de estudar não apresenta resultados. Durante a leitura é comum que o estudante se distraia, também não há garantia que o assunto foi aprendido ou que será lembrado. Por isso, é importante que o aluno realize alguma atividade para fixar na mente o conteúdo que leu. Uma técnica muito efetiva é a escrita.

A grande reclamação é que escrever toma muito tempo de estudo. Então, para saber utilizar a escrita como aliada ao invés de inimiga na hora de estudar, a seguir temos algumas dicas para melhorar o aprendizado usando a escrita:

Escreva à mão: As redes neurais são ativadas quando estamos escrevendo, isso acontece devido aos movimentos feitos para escrever à mão. O que não acontece quando estamos digitando, pois os movimentos das mãos para digitar são outros.

Escreva um resumo da matéria da aula no mesmo dia: Nos finais de semestre e antes de simulados os alunos sofrem pela matéria acumulada. Para evitá-la é simples: Estude os conteúdos no mesmo dia em que foram lecionados, isso ajudará a lembrar a matéria e aprender melhor. O truque é criar esse hábito, mesmo que no começo pareça ser difícil, mas com o passar do tempo cria-se o costume e tudo fica mais fácil.

Pode ouvir música enquanto escreve? Sim, desde que seja em línguas que você não entenda: Música pode ajudar na concentração ao mesmo tempo em que pode atrapalhar, é preciso cuidado na escolha da playlist para estudar. O ideal é escolher músicas em idiomas que você não entenda, para evitar distração.

Respeite seu tempo: Escolha o período do dia em que você é mais produtivo para estudar. Quando notar que a concentração não está acontecendo de maneira alguma, faça uma pequena pausa e retorne. É fundamental estabelecer intervalos regulares na hora de estudar e não ultrapassar o tempo planejado para essa atividade.

Fonte: noticias.terra.com.br/educacao/seis-dicas-para-melhorar-o-aprendizado-atraves-da-escrita,54dd6bfdd8392388ef7a66d278177fc56h6v4g1p.html

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.