Como organizar uma rotina saudável de estudos: o papel do estudante e o papel da família

Como organizar uma rotina saudável de estudos

Se criar uma rotina saudável de estudos sempre foi uma dificuldade para muitas crianças e adolescentes, é fato que o desafio ficou ainda maior por conta da pandemia. Com a introdução do ensino remoto e a adoção do formato híbrido, novas realidades passaram a fazer parte dos lares brasileiros: organizar o local ideal para assistir às aulas on-line, compartilhar equipamentos, definir limites entre o horário dedicado à escola e o tempo de lazer entre outras questões.

Independentemente do formato de ensino, organizar uma rotina saudável de estudos é fundamental e faz toda a diferença no bom resultado do processo de ensino e aprendizagem. Para chegar ao modelo ideal, no entanto, é preciso muito esforço e dedicação. Nessa fase, para se atingir os objetivos necessários, deve existir uma sinergia bacana entre os estudantes e a família.

Em linhas gerais, uma rotina saudável de estudos deve ser sinônimo de etapas bem organizadas, prazerosas e produtivas, que são formadas por uma generosa quantidade de horas dedicadas às atividades escolares, mas intercaladas com instantes de lazer e momentos de descanso. Por mais complexo que pareça fazer esse mix de situações, com foco e perseverança é possível torná-lo realidade.

O primeiro passo para chegar a uma rotina ideal e saudável de estudos é manter a organização durante toda a semana. Isso significa também reduzir as possibilidades de estresse e ansiedade, além de combater a procrastinação, ou seja, garantir que cada um dos dias seja realmente produtivo.

O bom resultado da rotina saudável de estudos inclui definir o que é ou não prioridade. Em tempos de tantas possibilidades tecnológicas (leia-se, por exemplo, celulares e tablets), é fundamental se desligar de preocupações indevidas. O bom humor também é um diferencial para alcançar as metas necessárias.

Cuidados com a saúde, a criação de hábitos diários, o fortalecimento da memória e melhorar o foco também são medidas significativas para chegar à sonhada rotina saudável de estudos. Para tanto, é essencial que a família e as próprias crianças ou adolescentes assumam seus papéis nessa jornada. Se houver esse equilíbrio e uma real ação conjunta, o sucesso será uma consequência. Experimente!

Como organizar a sua rotina diária de estudos?

A organização de uma rotina saudável de estudos requer atenção especial à concentração. Sem ela, toda e qualquer estratégia pode ser em vão. Afinal, essa habilidade fará toda a diferença para que você atinja os seus objetivos.

Por isso, antes de começar a colocar seu plano de estudos em prática, é essencial analisar as situações à sua volta e rever atitudes. Essa avaliação comportamental será bastante vantajosa para trilhar uma jornada brilhante rumo ao conhecimento.

Para facilitar seu processo de preparação, confira algumas dicas imprescindíveis:

  • Mantenha-se afastado do celular:notificações do WhatsApp ou a curiosidade de ver as novas postagens dos amigos nas redes sociais podem ser inimigas perigosas da rotina saudável de estudos. Qualquer dispositivo eletrônico nesse momento de dedicação à aprendizagem, só deve ser utilizado se for realmente necessário. Combinado?
  • Encontre o ambiente ideal para você estudar:providenciar um lugar calmo e apropriado para a sua rotina diária de estudos deve ser prioridade. Locais com muito barulho (com música alta, gente conversando e por aí vai) não são nada indicados, pois afetam a concentração. Um espaço limpo, organizado e tranquilo gera motivação. Aposte nisso!
  • Crie um cronograma de estudos:um bom plano de atividades diárias dá um gás na rotina saudável. Para não ficar perdido entre as diferentes disciplinas, estabeleça prioridades. Além de manter a organização, essa medida garante o foco esperado e gera mais satisfação e ânimo nas etapas de aprendizado.
  • Muita calma nessa hora:respire fundo e faça uma coisa de cada vez. A ordem é saber administrar a ansiedade. Não adianta achar que vai conseguir abraçar o mundo, ok? Esse comportamento só traz estresse e perturbação, por isso, liste as suas necessidades e estabeleça o que é mais ou menos urgente. Não pule essa etapa jamais!

Qual é o papel do estudante para criar uma rotina saudável de estudos?

O primeiro passo para que um estudante tenha sucesso nos estudos é entender o significado de ter uma rotina, ou seja, precisa compreender a importância de estabelecer horários fixos para determinadas atividades e ainda aprender como organizar as suas demandas diárias ou semanais. Para tanto, são necessários o exemplo e a atuação direta dos pais ou responsáveis.

Sem dúvida alguma, o diálogo com os pais é essencial. Ninguém nasce gostando de estudar, ou seja, é fundamental criar esse hábito em conjunto por meio das trocas de experiências e exemplos. Essa construção se dá no dia a dia, mas deve ser fortalecida constantemente. Apenas dessa forma a criança compreenderá, na prática, por quais razões precisa se dedicar ao aprendizado e às atividades escolares.

O estudante precisa ter paciência e persistência. Leva tempo até se construir o hábito de estudar, mas isso jamais deve ser visto como um problema. No caso das crianças, como ainda estão em desenvolvimento, é ainda mais necessário esse cuidado. Tudo no seu devido ritmo, sem impor regras exageradas ou exigências que não respeitem as suas particularidades. Por essas e outras razões, a supervisão dos pais ou responsáveis sempre faz a diferença.

Qual é o papel da família para criar uma rotina saudável?

A família é uma das responsáveis pelo êxito da organização de uma rotina saudável de estudos. Mostrar-se disponível, até que a criança adquira certa autonomia, é essencial. Caso surja qualquer dúvida, ela deve saber que pode ter a ajuda necessária. Criar esse vínculo é mais que recomendado.

No processo de aprendizagem, é fundamental que os pais ou responsáveis mantenham um canal de comunicação com a escola/professor. Entender as dificuldades dos filhos, por exemplo, fará a diferença na hora de determinar o grau de prioridade das atividades realizadas em casa.

Com o ensino remoto, os pais tornaram-se também mediadores dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, devem ficar por dentro das atividades e seus objetivos, pois dessa forma as metas do aprendizado serão cumpridas e o aluno terá o êxito esperado. Por isso, o diálogo entre a escola e a família deve ser sempre aprimorado.

Além de ajudar a criar um passo a passo para os estudos em casa, é fundamental que a família reconheça o esforço do estudante por meio de elogios. Ao demonstrar que está alegre por ele estar estudando, a criança ou adolescente fica mais motivado. Mostre o seu orgulho sempre que possível.

Estabelecer a correlação das atividades escolares com o dia a dia da família também é um caminho interessante para o desenvolvimento do conhecimento. Fazer a lista do supermercado, pôr a mesa, entre outras tarefas podem ser momentos interessantes para estabelecer comparações com os conteúdos trabalhados nas mais diferentes disciplinas.

Por isso, nunca é demais fazer dos momentos de convivência familiar uma oportunidade de aprendizado. Também é interessante saber como estimular os estudos por meio de acordos, ou seja, vantagens a cada meta cumprida. Essa medida jamais deve soar como chantagem emocional. Esses benefícios devem ser sinônimo de vitória pelos compromissos cumpridos. Um reconhecimento justo ao esforço e à dedicação.

Confira as dicas para ter uma rotina de estudos saudável

1. Estimule a curiosidade

A busca pelo aprimoramento do conhecimento depende de motivação. Por isso, para assegurar uma rotina de estudos saudável, é necessário despertar a curiosidade. Esse estímulo pode vir por meio de brincadeiras, jogos e até de um filme ou série. Experimente.

2. É preciso estabelecer tempo para brincar

A rotina saudável de estudos precisa de muitas brincadeiras. Por isso, ao organizar o planejamento das atividades, reserve um tempo para que a criança brinque.

Esse momento é essencial para o desenvolvimento cognitivo e também da capacidade imaginativa. Trata-se ainda de uma oportunidade de interação com o outro e de autoconhecimento. Sem contraindicações, preponderante para aprimorar a concentração e contribui ainda para a resolução de problemas.

3. Incentive uma atividade física

Jogar bola, andar de bicicleta ou ter aulas de natação, enfim, é fato que a prática esportiva combina com o processo de aprendizagem. Várias pesquisas mostram que a atividade física colabora com o desenvolvimento cognitivo e ajuda na manutenção da saúde do cérebro. Isso sem falar em outros benefícios, como a interação em grupo e o combate ao sedentarismo.

4. Não deixe os conteúdos do dia para depois

O que se aprendeu na escola no dia, via de regra, não pode ser deixado para outra data. É essencial criar o hábito de já colocar o conteúdo em dia logo na sequência. Essa medida faz toda a diferença para o bom desenvolvimento do ciclo de aprendizagem.

5. Uma boa noite de sono faz a diferença

A rotina saudável de estudos deve vir acompanhada de uma boa quantidade de horas de sono. Cá entre nós, além do cumprimento do tempo recomendado a cada faixa etária, esse repouso também tem que ter qualidade. Para tanto, é preciso ter regras que favoreçam essa fase de renovação das energias. Deve ser levada em consideração, inclusive, a escolha do colchão e a necessidade de desconectar a criança ou adolescente dos equipamentos eletrônicos à noite.

Conclusão

Organizar uma rotina saudável de estudos será decisivo para o êxito do processo de aprendizagem do estudante. Em uma sociedade cada vez mais acelerada, é fundamental encontrar o equilíbrio necessário para não prejudicar a formação das novas gerações.

A família tem papel decisivo nessa trajetória. Precisa inspirar, estimular e interagir, fazendo com que a criança ou o adolescente se sinta apto a construir sua própria jornada de produção de conhecimento. À escola fica a missão de criar os canais de comunicação necessários para favorecer essas trocas enriquecedoras.

O diálogo sempre é a melhor opção nessas horas. Ter empatia e oferecer o acolhimento necessário fazem a diferença em todo o processo. Aposte nisso!

Auxiliar os alunos e a família na organização de uma rotina saudável de estudos faz parte da missão do Dom Bosco. Compartilhe essa ideia e conheça os nossos diferenciais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio!