Como incentivar o empreendedorismo infantil?

Empreender, ainda que de brincadeira, estimula a imaginação e a disposição da criança. Saiba como aplicar ideias na prática!

Quando falamos em empreendedorismo infantil, não estamos nos referindo a crianças trabalhando e acumulando dinheiro. Empreender, ainda que de brincadeira, é mais uma das formas de estimular a imaginação e a disposição. Incentivada a experimentar novas situações, a criança aprenderá a criar soluções e a não ter medo de encarar desafios.
 
Em alguns países, é comum que crianças promovam pequenos bazares em suas calçadas, por exemplo. A prática mais famosa talvez seja a venda de limonadas em bancas improvisadas, muitas vezes, criadas por elas mesmas. Porém, a participação em feiras de ciências e gincanas sociais também podem desenvolver o espírito empreendedor das crianças.
 
A ideia dessas atividades é trazer as brincadeiras para a realidade, ensinando as crianças a utilizarem sua energia e criatividade em atividades lúdicas e produtivas. Além disso, quando a criança tem uma meta, consegue aprender sobre como administrar os processos, a lidar com os seus erros e a se comunicar com os outros.
 
Nesse sentido, é também possível aproveitar o que a criança vem estudando na escola para criar um projeto interdisciplinar de empreendedorismo. Isso pode ser um meio de incentivar o estudo em casa, pois elas precisarão fazer pesquisas, organizar os processos e conectar informações, por exemplo. E o melhor: isso pode significar uma melhora considerável no desempenho escolar!
 
Ideias para colocar em prática
 
As crianças podem ajudar a confeccionar doces caseiros para vender, inventar um jogo, fazer objetos com materiais recicláveis, promover feira de troca de livros são apenas algumas sugestões de empreendedorismo infantil. Crie a sua!
 
Lembre-se: o importante é sempre contar com a supervisão de um adulto e ter em mente que esse é um momento de diversão e aprendizado! Afinal, o objetivo do empreendedorismo infantil deve ser desenvolver habilidades socioemocionais.

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.