Como incentivar a alimentação saudável?

Confira as dicas que preparamos para que as refeições das crianças se tornem mais nutritivas!

Como são feitas as refeições na sua casa? Você consegue reunir a família em volta da mesa, com a televisão desligada e o celular longe? Sua alimentação é balanceada, dando o exemplo para seus filhos? De fato, para muitas famílias, a hora da refeição é um momento de estresse, principalmente porque as crianças se recusam a comer alimentos saudáveis.
 
Infelizmente, esse comportamento alimentar já reflete na balança: no Brasil*, uma a cada três crianças está com sobrepeso. O aumento do peso da população é uma realidade preocupante e a obesidade infantil vem se tornando um problema público de saúde.
 
Para ajudar você com o comportamento dos seus filhos na hora das refeições, separamos algumas dicas. Veja como incentivar uma alimentação saudável e equilibrada:
 

    1.    Procure eliminar todos os tipos de alimentos industrializados da sua geladeira e dispensa, tais como bolachas, chips, achocolatados, sucos de caixinha etc. A ideia é sempre desembalar menos e descascar mais!

    2.    Para as refeições principais, como o almoço e o jantar, coloque no prato das crianças sempre alimentos de cinco cores diferentes. Importante: não vale o branco do arroz e amarelo da batata, use alimentos de diversos grupos!

    3.    Elimine o açúcar dos sucos naturais, não deixe o saleiro em cima da mesa e também evite as frituras.

    4.    Leve os pequenos para a cozinha, mostre os alimentos, as cores, as texturas. Essa é uma das maneiras de fazer a criança reconhecer e gostar de alimentos saudáveis.

    5.    Prepare o mesmo alimento de diversas formas e veja qual agrada mais o paladar do seu filho. 

    6.    Apresente os alimentos separadamente no prato de forma criativa, formando imagens coloridas e divertidas.

    7.    Evite que seu filho pule as refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Dessa forma, ele não vai ficar beliscando outros alimentos menos saudáveis.

    8.    Peça a ajuda dos seus filhos para preparar as refeições, assim eles irão se interessar mais pelo alimento que eles mesmos cozinharam.

    9.    Experimente você também novos sabores na frente dos seus filhos, para que eles vejam o quanto pode ser prazeroso comer novos alimentos gostosos e saudáveis.

    10.Ensine a criança o nome dos alimentos e a importância deles para o corpo humano e o seu funcionamento.

E lembre-se, as crianças costumam imitar as atitudes dos pais, por isso é preciso unir a família inteira na mudança dos hábitos alimentares! 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.