COMO IMPEDIR QUE A TIMIDEZ AFETE O RENDIMENTO DO ALUNO

COMO IMPEDIR QUE A TIMIDEZ AFETE O RENDIMENTO DO ALUNO

A preocupação de pais professores é corriqueiramente dirigida às crianças hiperativas ou com problemas de comportamento. Entretanto, por trás de um comportamento impecável, também pode surgir um mal rendimento escolar.

O motivo da timidez dos estudantes envolve fatores pessoais e psicológicos e, nesta situação, a postura do educador é de grande importância. O comportamento introspectivo não é necessariamente errado, mas pode estar relacionado à dificuldade em expor suas dúvidas ou falta de confiança para se expressar.

Então é importante que o ambiente da sala de aula seja acolhedor e aberto a diversas opiniões para atender a necessidade de provocar a interação do aluno na aula, sempre respeitando seu modo de ser e agir.

Um bom modo de atrair os alunos é convidá-los para participar de atividades comuns da sala de aula, assim eles não se assustam por não estarem preparados para uma situação nova.

Planejar aulas dinâmicas em grupos e organizar a sala estrategicamente para que os alunos interajam entre si, é um ótimo jeito de evitar grupos fechados de amizade: as famosas “panelinhas”. O importante é promover situações em que os alunos possam se conhecer.

É importante explorar aspectos mais desenvolvidos de cada aluno, eles ficam mais confortáveis para expor os assuntos em que são bons e assim vão se tornando mais abertos para compartilhar outras coisas em sala de aula.

O inventivo fundamental é elogiar o aluno quando ele participa e mostrar que valoriza seu crescimento nos estudos e no comportamento.

Fonte: Bonde

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.