Gestão de sala de aula: como garantir a aprendizagem de cada um dos estudante
O boom tecnológico e a pandemia trouxeram novos desafios aos professores. Diante das novidades trazidas pelo ensino remoto e das inúmeras ferramentas que encantam diariamente os estudantes –por exemplo, tablets e celulares –, tornaram-se fundamentais medidas que garantam uma boa gestão de sala de aula.
Na prática, a gestão de sala de aula é essencial para estabelecer novos caminhos ao processo de ensino-aprendizagem, além de trazer motivação aos alunos. É fato que é preciso cativar meninos e meninas, levando-os a assumir o papel de protagonistas na jornada de construção do conhecimento.
Para alcançar a boa gestão de sala de aula, cabe aos educadores a adoção de técnicas diferenciadas, que serão definidas por meio de um bom planejamento. Se seguida à risca, essa metodologia – além de oferecer um atendimento individualizado aos alunos – provocará o desenvolvimento da capacidade crítica, promoverá o engajamento no aprendizado e garantirá o desenvolvimento de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.
Entre outros benefícios, a boa gestão de sala de aula assegura:
- a potencialização do desempenho pedagógico;
- que professores e alunos estejam mais motivados com o cumprimento de todas as metas estabelecidas;
- que os estudantes apresentem, com mais autonomia, um melhor desempenho nas tarefas realizadas.
O que é a gestão de sala de aula?
Afinal, no que consiste a gestão de sala de aula? Trata-se de todas as ações organizadas e adotadas na prática pelos educadores com o objetivo de intensificar o aprendizado e desenvolver competências essenciais, como as competências socioemocionais, práticas e cognitivas.
É fundamental que essa gestão faça parte de um exercício diário. O processo exige dos professores atenção especial às habilidades, dificuldades, facilidades e talentos dos estudantes, a fim de identificar problemas, deficiências, conflitos e tomar as medidas necessárias e/ou buscar as melhores soluções
Para ajudar nesse importante tarefa da gestão de sala de aula, uma dica é a leitura do livro “Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza”, de Philippe Perrenoud, da Editora Artmed. O sociólogo suíço, referência fundamental para educadores em razão das suas ideias pioneiras sobre a profissionalização de professores e a avaliação de alunos, lembra que as particularidades vivenciadas no ambiente escolar fazem que os professores sejam obrigados a lidar com uma série de impasses sobre como atuar e ainda manter o equilíbrio entre as ações planejadas e o relacionamento com os alunos, ou seja, sem adotar atitudes repressoras. "Esses dilemas não conseguem ser totalmente superados pela experiência nem pela formação. No entanto, a consciência de que eles ocorrem ajuda a conviver com a complexidade", destaca o autor
Em resumo, o êxito da gestão de sala de aula depende de inúmeros fatores. Entre os principais destacam-se a excelente interação entre os estudantes e os profissionais de educação, além do desejo da busca pela construção do conhecimento. Para alcançar esse intento, faz-se necessária muita observação e estabelecer diagnósticos, além de analisá-los e produzi-los frequentemente
Qual é a importância da gestão de sala de aula?
Para entender a importância da gestão de sala de aula, é preciso reforçar que ela é essencial para alcançar os grandes objetivos da escola. Segundo Celso Vasconcellos, autor de inúmeras obras voltadas a esse tema, a aprendizagem efetiva, a alegria crítica e o desenvolvimento humano pleno de todos os estudantes são as grandes conquistas por trás desse planejamento.
Graças à boa gestão de sala de aula, o educador chega à resposta de questões importantes
- Os alunos estão realmente engajados?
- As ferramentas tecnológicas trazem motivação aos estudantes?
- Quais atividades e ações apresentaram melhores resultados?
- Nas atividades em grupo, há realmente uma participação efetiva de todos os alunos? Todos se envolveram da mesma forma?
- Como combater a indisciplina e lidar com estudantes que apresentam esse problema?
- No caso de embates e brigas, o que fazer?
Vasconcellos complementa ainda que a gestão de sala de aula se dá em três campos distintos: o trabalho com o conhecimento, a organização da coletividade e o relacionamento interpessoal. Em linhas gerais, cada uma delas significa
1. Trabalho com o conhecimento: é a capacidade do estudante se apropriar do saber. Para isso, o educador deve ser capaz de trazer significados para os conteúdos trabalhados, além de se apropriar de novas metodologias e linguagens pertinentes ao dia a dia das novas gerações.
2. Organização da coletividade: diz respeito ao clima para o trabalho desenvolvido na sala de aula. Para ser alcançado efetivamente, é fundamental tornar esse espaço participativo e interativo, mas também com o respeito e disciplina necessários na medida certa. O estudante tem que se sentir como um agente ativo de mudanças e ser provocado a debater e compartilhar ideias ou impressões. Além de garantir a organização da coletividade, essas medidas ajudam a alcançar o aprendizado efetivo.
3. Relacionamento interpessoal: etapa prioritária para assegurar o sucesso da gestão de sala de aula. Afinal, o excelente relacionamento entre professor e aluno é propício para fazer surgir uma cultura de respeito mútuo, de atenção e de cuidado com o outro para promover a organização da coletividade. Para que seja realidade, é fundamental que tanto o aluno quanto o professor sejam capazes de compreender os diferentes mundos em que estão inseridos. O primeiro passo cabe ao profissional de educação, que deve demonstrar interesse, fazer contatos, conhecer e se conectar com a turma.
Como a gestão de sala de aula pode melhorar a aprendizagem?
Por gerar engajamento, a gestão de sala de aula é fundamental para melhorar o processo de aprendizagem. Uma pesquisa da Universidade da Louisiana, nos Estados Unidos, voltada para a avaliação dos professores eficazes, traz uma informação relevante
Os educadores que utilizam as rotinas de sala de aula para atingir excelentes padrões de comportamento, de maneira geral, obtêm bons resultados. Na prática, para manter um ambiente de aprendizagem positivo e organizado, é necessário ter um planejamento bem elaborado e um sistema para a realização de tarefas e atividades diárias bastante definido. É fundamental partir de algo geral até chegar a questões mais específicas.
Um exemplo prático: para auxiliar estudantes que não avançam em uma determinada atividade, podem ser criadas diretrizes claras e do conhecimento deles, pois assim podem pedir ajuda e apoio. Um ponto de partida é recorrer às trocas com os próprios colegas. Uma segunda medida, caso não seja suficiente, é procurar o professor.
Por exemplo, para os alunos que não progridem em uma tarefa, vale a criação de diretrizes claras conhecidas por eles, por meio das quais possam procurar ajuda. Uma delas pode ser pedir ajuda aos colegas. Se isso também não resolver o problema, eles podem pedir auxílio ao professor.
Outro ponto interessante para o sucesso da aprendizagem e do projeto de gestão de sala de aula vem de um estudo da Universidade de Minnesota, também nos EUA. Por meio dele, destacou-se que o cuidado com a disposição física do ambiente escolar pode propiciar uma melhor colaboração entre professores e alunos, além de uma maior comunicação e excelente interação.
Dicas para uma gestão de sala de aula eficiente
1. Identifique as dificuldades de aprendizagem
Esse é um ponto essencial no sucesso da gestão de sala de aula. Em um mesmo espaço, o professor convive com alunos muito adiantados, com dificuldade de acompanhar o conteúdo e até mesmo com aqueles que não estão dispostos a aprender.
Ao educador, o primeiro conselho é não se intimidar. Persista no conteúdo e faça apenas as adaptações necessárias – relativas à abordagem ou à metodologia. Promova ainda avaliações frequentes para identificar o nível de aprendizado. Atividades paralelas podem ajudar a corrigir distorções e a manter o bom equilíbrio em sala de aula. Não abra mão do acompanhamento individualizado e tenha no seu radar ações mais práticas também.
2. Combate à indisciplina é essencial
Sem dúvida alguma, a indisciplina é um dos maiores obstáculos para garantir a boa gestão de sala de aula. Antes de qualquer ação, é necessário um diagnóstico: identificar em que momentos a indisciplina ocorre e quais são suas características.
Com esse raio x em mãos é possível buscar soluções. O diálogo, nesses casos, é sempre a melhor opção. O professor deve ser um mediador de conflitos
3. Corrigir falhas e outros problemas de comunicação entre professor e aluno são fundamentais
A gestão de sala de aula depende da boa interação entre alunos e professores. Se os estudantes não vão além do “sim” ou do “não”, é o momento de adotar medidas para corrigir essa situação.
Esse comportamento pode ser indício de problemas maiores. Reveja a forma como você promove a participação deles, veja como estão as trocas nas ações em grupo ou em dupla e adote estratégias que exijam o posicionamento de todos
4. Se há desmotivação dos alunos, descubra as causas
Se uma atividade não desperta o interesse dos alunos, descubra como melhorar essa percepção por parte dos estudantes. A boa gestão de sala de aula requer investigação e aproximação, ou seja, converse com os estudantes para saber quais são os seus gostos e pontos de vista. Faça sempre ações variadas e busque recursos diferenciados
Conclusão
A gestão de sala de aula é essencial para o êxito do processo de ensino-aprendizagem. O investimento das escolas na formação contínua dos seus professores, que também precisam se engajar nessa causa, é fundamental para garantir o sucesso de iniciativas como essa.
Transformar o ambiente escolar e propiciar o protagonismo dos estudantes na jornada de aprendizado e na busca pelo conhecimento são medidas que devem ser priorizadas. A busca pela interação e maior engajamento, revendo as práticas tradicionais e trazendo novidades para o espaço escolar são ações mais que recomendadas
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