Como elementos lúdicos melhoram a sala de aula

Como elementos lúdicos melhoram a sala de aula

Confira como elementos lúdicos transformam o ensino, sem se restringir as crianças.

A ideia do ensino lúdico transforma a realidade em um objeto mais alcançável pelos alunos, algo que esteja presente no mundo deles. Não significa, somente, usar fantoches ou contar histórias na sala de aula, mas sim entrar no universo dos estudantes e falar a linguagem deles.

Todas as mesas voltadas para a lousa repleta de conteúdo, livros abertos e silêncio na sala: Nem sempre funciona, ainda mais quando se trata de crianças. Alunos e professores não se identificam com a permanência do ensino tradicional, ás vezes é preciso adotar medidas diferentes. Por isso, o lúdico é uma técnica utilizada no ensino para tratar de assuntos do cotidiano trazendo-os para a realidade dos alunos.

A aprendizagem lúdica costuma ficar restrita ao Ensino Infantil, porque é a fase que mais precisa que o ensino seja transmitido de acordo com a linguagem dos alunos. A medida em que as séries vão passando, os elementos lúdicos vão ficando de lado, mas isso não impede que sejam uteis até mesmo com alunos do Ensino Médio.

Os alunos possuem a tendência de cada vez manterem menos foco em aulas tradicionais, por isso o ensino precisa buscar novos métodos. O motivo é que a geração atual de alunos está crescendo conectada. Em um mundo onde crianças e adolescentes se comunicam por Gifs e gostam de tudo o mais rápido possível, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem seja adaptado para atender as novas necessidades dos estudantes.

Tratando das crianças, o brincar faz parte da infância. Além de encontrar prazer e satisfação, elas socializam e aprendem. Isso permite os pequenos se desenvolverem na questão social, motor e afetiva. O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Jogos e brinquedos fazem parte do começo da vida, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se.

Os jogos também fazem parte desse método de ensino, pois, ao entreter eles ajudam a fixar conteúdos mais complexos. Assim o aluno é incentivado a pensar, sair da zona de conforto e questionar não só o que está aprendendo, mas o mundo ao seu redor.

Fonte:

psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia

noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/12/16/1147555/professor-saiba-elementos-ludicos-podem-ajudar-melhorar-aula.html#
 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.