COMO ATRAIR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PARA A LEITURA?

COMO ATRAIR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PARA A LEITURA?

A tarefa de incentivar os alunos a se tornarem leitores não é simples. Desde a educação infantil os professores buscam atrair as crianças para os livros, mas quando eles já estão no ensino médio quais os métodos para despertar o interesse pela leitura?

Apresente aos alunos motivos interessantes para que pratiquem a leitura. Em meio a pressão do vestibular, os livros podem funcionar como uma válvula de escape, pois a leitura reduz o estresse, desenvolve a memória, ajuda na concentração e, além disso, melhora a escrita, expande o vocabulário e incentiva o pensamento crítico, o que é fundamental para qualquer vestibulando.

Realizar visitas semanais com os alunos na biblioteca é uma prática comum e ainda muito recomendada. Rodas e discussões de leitura também são outro excelente método de incentivo.

Um método ainda não muito explorado pelos professores é passar filmes que tenham o enredo baseado em livros e propor a leitura do livro que inspirou o filme para então realizar atividades sobre o assunto.

Todas estas práticas de incentivo são simples e podem, além de ajudar os alunos para os vestibulares, fazer com que tomem gosto pela leitura, deixando de praticá-la apenas por obrigação.

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.