Como a Coleção Mentes do Amanhã pode transformar a educação na sua escola

A Coleção Mentes do Amanhã atua em três frentes de ensino. Você vai conhecer cada uma delas no texto de hoje!

A Coleção Mentes do Amanhã atua em três frentes de ensino. Você vai conhecer cada uma delas no texto de hoje!

A formação de crianças e jovens têm exigido muito dos professores. Não é mais suficiente trabalhar apenas os conteúdos curriculares tradicionais e estimular as competências cognitivas, ou seja, do ler, escrever ou fazer contas. 

Isso não significa que as escolas e professores devem deixar de lado as competências cognitivas como analisar, memorizar, generalizar, interpretar, refletir, pensar abstratamente. Estamos sugerindo que novas competências sejam repensadas no currículo escolar e trabalhadas simultaneamente.

É com esse propósito que as escolas do mundo todo estão começando a desenvolver novos currículos para integrar o desenvolvimento das chamadas Competências do Século XXI nos seus projetos pedagógicos. 

Acreditamos que assim os alunos e docentes estarão mais preparados para enfrentar o mundo cada vez mais competitivo e complexo, de incertezas e mudanças rápidas, terão mais chance de sucesso em vários aspectos de suas vidas.

Hoje, iremos conhecer a Coleção Mentes do Amanhã, do grupo educacional Pearson, que vem transformando a experiência de aprendizagem de professores e estudantes nas escolas do Brasil.

Por que desenvolver Competências do Século XXI?

O problema consiste na percepção que a sociedade do Século XXI exigirá dos futuros adultos bem mais do que as instituições educacionais têm oferecido.

O projeto pedagógico comprometido com o desenvolvimento das Competências do Século XXI tem a missão de garantir às crianças e adolescentes um repertório de competências que garanta sucesso independente de qual seja o caminho escolhido por eles nos próximos anos. 

Além disso, compreende-se que também é responsabilidade das escolas formarem cidadãos críticos capazes de se posicionar de forma responsável e ética e ter uma postura condizente com as necessidades da sociedade do presente e do futuro.  

Para isso, a escola deve ter instrumentos disponíveis para promover uma transformação rápida, segura e direcionada às necessidades que a sociedade necessita, mas sem perder os fundamentos que a transformaram num modelo global e de sucesso que educa bilhões de pessoas pelo mundo.

É como resposta a esses desafios que as instituições educacionais estão formando parcerias para implementar programas que desenvolvem estas competências tão fundamentais para os adultos do futuro.

Coleção Mentes do Amanhã

A Pearson do Brasil resolveu produzir uma coleção de materiais didáticos chamada Mentes do Amanhã com o objetivo amplo de capacitar e instrumentalizar suas escolas parceiras e os educadores com ferramentas que facilitem o desenvolvimento das novas competências necessárias ao mundo contemporâneo, na mesma medida em que tenta garantir que os fundamentos da escola tradicional não sejam severamente abalados por transformações radicais, evitando, assim, “crises de modelos” ou, ainda, problemas de aprendizagem no processo educativo dos estudantes.

A solução Mentes do Amanhã tem como fundamentos pedagógicos os seguintes pressupostos:

1. O conceito de competências e habilidades defendidos pelo educador francês Philippe Perrenoud;

2. A visão sobre a educação do futuro presente em Edgar Morin;

3. As chamadas Competências do Século XXI;4. A concepção de avaliação diagnóstica, contínua e formativa defendida por Cipriano Luckesi.

Com uma proposta pedagógica clara e objetiva esses quatro fundamentos interagem de forma dinâmica na solução. Por meio de temas e projetos que são interligados por competências específicas, busca-se, de forma padronizada garantir segurança à escola na adoção, no desenvolvimento e no sucesso na aprendizagem dos estudantes que dela participam.

Estrutura da Coleção

A solução Mentes do Amanhã é composta por um conjunto de três coleções didáticas que buscam desenvolver, com uma metodologia própria e uma estrutura de fácil implementação na escola, um conjunto de temas, competências e conteúdos focados especialmente nas diversas competências do século XXI.

Vamos conhecer mais sobre cada uma das soluções educacionais da Coleção Mentes do Amanhã.

Financeira Mente

Acreditamos que aprender o valor das coisas e como administrar bem nossos recursos aproxima as pessoas de seus sonhos e objetivos. 

Certamente, quanto mais cedo as crianças e adolescentes compreenderem essa ideia maiores serão as chances de que eles cresçam e entendam a importância do consumo consciente e que possam desenvolver as competências necessárias para que tenham sucesso na administração de seu patrimônio. Isso não devia ser algo a ser desenvolvido apenas na vida adulta.

Em conformidade com as competências e habilidades determinadas pela BNCC, foi concebida de modo que os alunos estabeleçam relações entre a educação financeira e as mais diversas áreas do conhecimento.

Além disso, é fundamentada na Metodologia DSOP, uma metodologia extremamente sólida e que embasa toda a temática abordada na série de livros que leva o aluno a desenvolver o pensamento de que, para alcançar o que deseja, precisa seguir esses passos: diagnosticar sua condição financeira, sonhar ou estabelecer um objetivo, orçar o quanto isso custará e, a partir daí, começar a poupar.

Dessa forma a solução Financeira Mente tem como objetivo elevar o nível de capacidade dos alunos de interagir com as ideias de renda, riqueza e património ao mesmo tempo que desenvolve competências relacionadas à gestão de finanças pessoais, compreensão de economia criativa, autocontrole e muito mais.  

Sendo assim, constitui-se em um programa educativo que visa desenvolver uma consciência comportamental que promova a formação de uma geração financeiramente consciente.

Amigável Mente

A coleção Amigável Mente está transformando escolas por meio de um portfólio educacional focado no desenvolvimento de competências socioemocionais que tem como principal objetivo desenvolver um repertório de habilidades sociais e emocionais, promover a saúde física e mental do indivíduo. 

Destacam-se competências como gestão das emoções, resiliência, comunicação, colaboração, autocontrole, liderança e foco em suas metas, desenvolvendo no aluno uma capacidade de lidar e administrar melhor suas expectativas, frustrações e superações.

Por meio de intervenções cuidadosamente planejadas, esta solução proporciona o desenvolvimento de habilidades sociais, ensina táticas de manejo de emoções, estimula a comunicação interpessoal saudável, incentiva o uso de estratégias adequadas para a tomada de decisões e fomenta a autonomia.

Essas ações, juntas, promovem a metacognição e contribuem para preparar os alunos para a vida dentro e fora da escola. Este material foi especialmente elaborado para atender às competências socioemocionais destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como parte das aprendizagens essenciais para a vida.

Essa solução também é baseada em estudos internacionais da Universidade de Stanford e se sustenta nas pesquisas e debates presentes no Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL).

Neste sentido, é parte integrante e essencial do programa a interação da família:  peça fundamental na aprendizagem e formação dos estudantes.

Tecnológica Mente

A terceira solução educacional da coleção Mentes do Amanhã trata do desafio da Cultura Digital. Para contextualizarmos a relevância dessa questão, vale citar que a tecnologia é uma realidade de nossas vidas e nos proporciona infinitas possibilidades de aplicação.

Diante disso, o programa Tecnológica Mente tem foco no desenvolvimento das competências relacionadas ao letramento digital, à virtualização das relações sociais e de consumo, ao entendimento das plataformas digitais que permeiam o cotidiano e ao posicionamento crítico frente ao mundo digital. Também visa iniciar os estudantes em linguagem de programação e pensamento computacional.

Os alunos aprendem sobre programação de forma lúdica e interativa usando a plataforma Robogarden, se desenvolvendo com base em discussões, pesquisas e estudos relacionados ao mundo dos games e diversos outros temas organizados em grandes aventuras tecnológicas. 

Com isso, além de desenvolver e aplicar conhecimentos tecnológicos, os alunos irão desenvolver valores diversos como colaboração, compartilhamento de ideias, trabalho em equipe, criatividade e senso crítico.

Conclusão

É dado que oferecer à escola um conjunto de soluções em diversos tipos de mídias impressa, digital, serviços etc., auxiliam as instituições escolares no desenvolvimento das competências do século XXI. A intencionalidade e prática sistematizada para além das habilidades cognitivas historicamente constituídas é um projeto de imensa aderência ao modelo escolar atual. 

O foco é o desenvolvimento de um sujeito pronto a atuar no século XXI e que tenha uma pluralidade de competências suficientes para se inserir no atual cenário local e global de forma saudável, integrada e positiva.

Christian Ramos

Consultoria Soluções Educacionais

Departamento Pedagógico de Expansão Pearson Brasil

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.